Futebol Internacional
None

CAMPEONATO INGLÊS

Com gol no 1º minuto, Chelsea vence Stoke e se isola na ponta do Campeonato Inglês

Eficaz, Chelsea precisou de um minuto para ficar em vantagem no placar

postado em 22/12/2014 20:03 / atualizado em 22/12/2014 19:10

Gazeta Press

AFP PHOTO / OLI SCARFF RESTR
O Chelsea entrou em campo no Britannia Stadium para enfrentar o Stoke City dividindo a liderança com o Manchester City, com os mesmos 39 pontos somados. Porém, bastou um minuto de jogo para Terry colocar o Chelsea em vantagem e começar a construir a vitória dos blues, que com os três pontos acumulados fora de casa, chegaram aos 42, mantendo a liderança do Inglês de forma isolada por mais uma rodada.

Bem treinado por Mourinho, o Chelsea foi a campo com duas linhas de quatro bem montadas no meio-campo, o que fez o Stoke City ter poucas oportunidades no campo de ataque. Calculista na estratégia de jogo, o Chelsea administrou a vantagem construída no primeiro minuto com base na troca de passes, e só no segundo tempo assegurou a vitória com gol de Fabregas.

A vitória conquistada nesta segunda colocou o Chelsea três pontos à frente do Manchester City, atual campeão. Na sexta, a equipe de Mourinho recebe o West Ham, quarto colocado, no Stamford Bridge, enquanto o Stoke City viaja a Liverpool para enfrentar o Everton fora de casa em confronto direto por posições no meio da tabela.

Escalada por José Mourinho com algumas mudanças, como a ausência do brasileiro Oscar no time titular, a equipe do Chelsea foi a campo no Centro-Oeste da Inglaterra para encarar o Stoke City em jogo válido pela última rodada antes das festividades natalinas. Os blues entraram no gramado dividindo a liderança do Inglês com o atual campeão, com o mesmo número de pontos do Manchester City, mas não levaram muito tempo para ficar em vantagem.

No minuto inaugural de partida, logo na primeira investida ao campo de ataque, o Chelsea abriu o placar graças à persistência do capitão John Terry. Após cobrança de escanteio de Fabregas, o defensor trocou empurrões com o adversário e conseguiu se dar melhor no jogo de corpo para subir e testar para as redes, abrindo o placar logo após o apito inicial.

Passado o choque inicial, a equipe do Stoke City manteve o sistema de jogo atentando-se à defesa para não ter a desvantagem ampliada. Na tentativa de recuperar o ânimo, os mandantes ameaçaram o gol de Courtois apenas aos 20 jogados, quando Walters arriscou de fora e obrigou o goleiro belga a espalmar no reflexo após a bola desviar na zaga.

No mano a mano, porém, a defesa do Stoke levava a pior frente à velocidade do Chelsea, que explorava o jogo com William e Hazard aberto pelas pontas. Contudo, foi em uma jogada pelo meio da defesa adversária que os visitantes quase ampliaram o marcador. Fabregas encontrou Diego Costa por entre a zaga e, após receber lançamento, o atacante disparou em direção à área antes de bater no canto direito do goleiro e ver a bola passar rente à trave no último lance de perigo da primeira etapa.

A segunda etapa de jogo aconteceu de maneira sonolenta. Com as linhas muito bem postadas no gramado, o Chelsea conseguia preencher todos os espaços, não dando chances ao time mandante. A dupla de volantes formada por Mikel e Matic conseguia conter os avanços do Stoke City, que só voltou a chutar contra o gol de Courtois com 25 minutos de jogo.

Os blues, conformados com a vitória simples por garantir a liderança isolada, preferiram conservar a posse da bola com base na troca de passes, o que, por vezes, irritou os atletas do Stoke. O nervosismo, aliado à preocupação por estar atrás do placar, foi o que bastou para frear a criatividade dos mandantes, que acabaram apelando para as faltas na tentativa de conter os ataques adversários.

O esforço, porém, não teve resultado positivo. Quando o relógio chegou a marca dos 33 minutos, o Chelsea decretou a vitória com Fabregas. O espanhol passou de garçom a finalizador e recebeu de Hazard dentro da área para complementar para o fundo das redes. O camisa 4 ainda contou com a falha do goleiro Begovic, que não conseguiu espalmar e viu a bola passar por debaixo do braço.

Nos dez minutos finais, Diego Costa ainda teve oportunidade para ampliar o placar, mas perdeu chance cara a cara com Begovic após receber livre na grande área. Na sequência do lance, o espanhol foi substituído por Drogba, que atuou nos minutos finais orientando o posicionamento do time dentro de campo.

Tags: fabregas chelsea stoke