Futebol Internacional
None

BARCELONA

Fiscais da Audiência Nacional devem processar Josep Maria Bartomeu por fraude fiscal

Além de processar o dirigente, promotoria julga possível ação contra o Barcelona

postado em 27/02/2015 11:50

AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Na manhã desta sexta, os fiscais da Audiência Nacional enviaram um comunicado ao juiz Pablo Ruz, do Tribunal de Justiça, para que prossiga com os trâmites do processo contra Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona. Acusado de fraude fiscal na negociação de Neymar, o atual mandatário do clube azul-grená deve ir a juízo por ter deixado de pagar cerca de 2 milhões de euros ao Ministério da Fazenda.

O promotor José Perals redigiu o documento por considerar praticamente certo o envolvimento de Bartomeu nas tratativas com indícios de criminalidade. Segundo seu estudo, qualquer pagamento substancial a ser feito no clube tem que ser avalizado pelo presidente, o que deve ter acontecido na negociação envolvendo Neymar. Porém, não foi esta a versão contada pelo presidente blaugrana em sua primeira audiência no Tribunal, no último dia 13.

Para o fiscal, Bartomeu, durante a conversa com Pablo Ruz, tentou desvincular a presidência do clube das funções administrativas, delegando as responsabilidades financeiras aos consultores fiscais ou ao departamento executivo. Assim, o presidente tentou se eximir do fato de o Barça só ter pago metade do valor requerido pela Receita Federal da Espanha (cerca de 1,3 milhões de euros).

Além de processar o principal mandatário do clube, a promotoria julga possível uma ação contra o Barcelona em si, já que no último ano os catalães deixaram de pagar quase 2 milhões de euros a Receita Federal, No último dia 2, Perals manifestou a vontade de processar o Barça, como pessoa jurídica, e o ex-presidente Sandro Rosell, afastado de suas funções executivas por envolvimento em fraudes, obrigando-os a prestarem esclarecimentos.

Tags: barcelona josepmariabartomeu neymar fraude processo