Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Segundo jornal, EUA investigam ligação entre narcotráfico e amistosos promovidos por Messi

Cartel colombiano e organizadores teriam usado jogos para lavagem de dinheiro

postado em 06/03/2015 10:49 / atualizado em 06/03/2015 10:57

AFP PHOTO/ JORGE GUERRERO

Uma investigação da polícia dos Estados Unidos investiga os amistosos promovidos por Lionel Messi por possível relação destes com o narcotráfico. Segundo o jornal El Mundo, autoridades norte-americanas suspeitam que os empresários organizadores do evento tenham contato com um cartel mexicano.

O cartel Los Valencia teria entrado em contato com os empresários, todos colombianos, para realizar os amistosos. O plano seria lavar dinheiro da organização criminosa por meio de pagamentos fictícios. A este contexto soma-se a investigação espanhola sobre os jogos ‘Amigos de Messi’.

A averiguação é feita para saber se os atletas convidados cobraram por sua participação. Se for este o caso, haveria um delito fiscal por parte dos atletas, que precisam declarar os rendimentos na Espanha. Os fundos arrecadados deveriam ser destinados a projetos sociais, mas em alguns casos isso não teria acontecido.

Organizados pela Fundação Leo Messi, os amistosos são realizados em diversos países sul-americanos, incluindo a Colômbia. A polícia norte-americana suspeita que, mesmo não sabendo da lavagem de dinheiro, os atletas tenham tido relações amigáveis com o cartel colombiano.

Tags: espanholfut messi barcelona