Futebol Internacional
None

CAMPEONATO ESPANHOL

Messi perde pênalti, Suárez marca e Barcelona vence na estreia do Espanhol contra o Bilbao

Partida serviu como uma "revanche" do Barça na derrota pela Supercopa da Espanha

postado em 23/08/2015 15:38

AFP/Ander Gillenea
Neste domingo, Barcelona e Athletic Bilbao se enfrentaram pela primeira rodada do Campeonato Espanhol 2015/2016, no Estádio San Mamés e, apesar de Messi ter desperdiçado um pênalti, os visitantes venceram o jogo por 1 a 0 com gol de Luis Suárez. O jogo marcou a revanche do Barça contra os donos da casa que, na semana passada, ficaram com o título da Super Copa da Espanha após baterem os Belgranos por 5 a 1 no agregado (4 a 0 no San Mamés e 1 a 1 no Camo Nou).

Ademais, o confronto foi a sexta vez em que bascos e culés se enfrentaram em menos de um ano. Além da disputa do título na última semana, na temporada passada, em La Liga, o Barcelona levou a melhor nos dois jogos – 2 a 0 em casa e 5 a 2 como visitante – e foi campeão da Copa do Rei, em maio, vencendo o Bilbao na final por 3 a 1.

Com o resultado, o atual campeão da Liga das Estrelas, começa com o pé direito a defesa do título. Melhor ainda, com uma vitória com tons de vingança sobre o Bilbao, que além do jogo, perde uma invencibilidade de nove jogos em caso e quebra uma sequência de três triunfos seguidos no San Mamés.

Agora, o Barcelona volta a campo no próximo sábado (29), às 15h30 (Brasília), quando recebe o Málaga no Camp Nou. Já o Athletic Bilbao vai até Ipirúa, enfrentar o Eibar, domingo (30), às 13h30, duelos válidos pela segunda rodada do Campeonato Espanhol.

O JOGO

Desde o início da partida, o Barcelona tentava controlar o jogo, mas a pressão exercida pela Athletic Bilbao fazia com que o Barça tivesse a bola apenas no campo de defesa, onde Mascherano, Vermaelen e Busquets trocavam passes.

Se já não tinha Neymar em campo, em recuperação de um quadro de caxumba, com apenas 18 minutos, os Culés perderam outro brasileiro. No dia em que o lateral esquerdo Jordi Alba voltava ao time após contusão, o lateral direito Daniel Alves sofreu uma falta de Aduriz e machucado, precisou deixar o campo para a entrada de Sergi Roberto.

Na metade do primeiro tempo ocorreu o primeiro lance polêmico no San Mamés. Após um passe de Messi com o peito, a bola bateu na mão de Elustondo e os jogadores do Barcelona pediram pênalti, que não foi marcado pela arbitragem.

Pouco depois, com 29 jogados, novamente os jogadores do Barça clamaram pela penalidade, mas dessa vez foram atendidos. O mesmo Elustondo cabeceou a bola que ficou nos pés de Suárez. O uruguaio foi para cima do zagueiro e caiu na área em um lance duvidoso e assinalado pela arbitragem.

Messi pegou a bola para fazer a cobrança e colocou-a na marca da cal. Era a chance de o argentino iniciar bem a temporada e, com um gol, começar sua disputa particular com Cristiano Ronaldo pela artilharia do ano. Entretanto, o camisa dez chutou rasteiro no canto direito de Iraizoz, que acertou o lado e fez uma linda defesa para manter o 0 a 0 no placar.

Os culés não se abateram com o pênalti desperdiçado e cinco minutos depois, já chegaram novamente à meta de Iraizoz. Sergi Roberto fez uma belíssima jogada e tocou para Suárez, que finalizou cruzado de pé esquerdo, obrigando o goleiro a espalmar a bola. Na sobra, Rafinha cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu na área para escorar para as redes.

Na segunda etapa, Luis Suárez seguiu incansável e, aos dez minutos, foi premiado por sua luta. Depois de cavar o pênalti desperdiçado por Messi e finalizar com perigo no primeiro tempo, o pistoleiro recebeu um cruzamento preciso de Jordi Alba e, sozinho, finalizou de primeira, com o pé esquerdo, estufando as redes de Iraizoz.

Com 14 jogados, o Barça chegou de novo e Sergi Roberto acertou o travessão. Depois de uma linda troca de passes entre a equipe visitante, Rafinha achou o camisa 20 na ponta direita e o garoto de 23 anos chutou forte, de pé direito, carimbando o poste.

Com 1 a 0 no placar, a notícia ruim ficou por conta de mais uma baixa no Barcelona. Depois de Dani Alves, foi Sergio Busquets quem sofreu uma falta do mesmo Aduriz e saiu de campo contundido, com um problema no tornozelo. Em seu lugar, outro garoto, Marc Bartra entrou na zaga e Mascherano voltou a ser volante.

Restando cinco minutos do tempo regulamentar, os Belgranos foram mais uma vez às redes, mas o lance foi impugnado pelo árbitro. Suárez é lançado em impedimento, domina e divide com a zaga que, de muito longe, acaba encobrido o adiantado Iraizoz. Um golaço, contra, e bem anulado pela arbitragem.

Tags: barça barcelona bilbao campeonato espanhol