Futebol Internacional
None

BARCELONA

Barcelona divulga comunicado e defende a independência da Catalunha na Espanha

Clube ressaltou a liberdade de expressão e garantiu que segue ao lado do povo

postado em 20/09/2017 13:12

PAU BARRENA/AFP
O Barcelona se posicionou sobre a prisão de Josep Maria Jové e de outras 13 pessoas, que aconteceu nesta semana, pelo fato de apoiarem o processo de independência da Catalunha. Diante da disputa política pelo reconhecimento da região como um país autônomo, a Guarda Civil Espanhola decidiu agir e deter o grupo que conta com dirigentes do governo catalão.

Apoiador histórico da independência da Catalunha, o Barcelona ressaltou a liberdade de expressão e garantiu que seguirá ao lado do povo catalão na causa. Defendendo a democracia, o clube vem, inclusive, permitindo que seus torcedores se manifestem no Camp Nou a respeito dessas tensas questões políticas.

Um importante passo rumo à independência da Catalunha será dado no dia primeiro de outubro, quando a parcela do governo da região favorável à separação irá realizar um referendo. Em um cenário bastante dividido, ainda não se sabe qual será o resultado, porém, em caso de vitória, a tendência é que a Catalunha se autoproclame uma República independente.

A capital da Espanha, Madri, não reconhece o movimento. A Justiça espanhola ainda não justificou as prisões que aconteceram nesta quarta-feira, no entanto, chegaram a advertir personalidades a favor da separação da Catalunha, alegando que elas poderiam sofrer consequências judiciais. Já no âmbito esportivo, a Liga Espanhola ameaçou a retirada do Barcelona e do Espanyol, ambos clubes catalães, da competição em caso de independência da Catalunha.

Confira o comunicado divulgado pelo Barcelona na íntegra:


“Diante dos acontecimentos destes últimos dias e especialmente hoje em relação à situação política que vive a Catalunha, o FC Barcelona, fiel ao seu compromisso histórico com a defesa do país, a democracia, a liberdade de expressão e o direito de decidir, condena qualquer ação que possa impedir o exercício pleno destes direitos.

Neste sentido, o FC Barcelona manifesta publicamente seu apoio a todas as pessoas, entidades e instituições que trabalham para garantir estes direitos.

O FC Barcelona, pelo máximo respeito à pluralidade de sua sociedade, seguirá apoiando a vontade da maioria do povo da Catalunha, expressada sempre de uma forma cívica, pacífica e exemplar”.

Tags: Catalunha Barcelona