None

COLUNA JOGO RÁPIDO

Com candidato único, eleição à presidência da FMF ocorrerá oito meses antes da posse

Por enquanto, apenas Adriano Aro se habilitou a disputar o cargo

postado em 20/09/2017 19:10 / atualizado em 20/09/2017 20:04

Reprodução/Twitter

Atual secretário-geral da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro protocolou nesta quarta-feira a inscrição de sua chapa, “Futebol Fortalecido”, para concorrer à presidência da entidade. Ele terá como vice o atual mandatário, Castellar Guimarães Neto, que não tentará a reeleição em função de “objetivos profissionais”. O edital da convocação para a eleição foi publicado em 17 de setembro (último domingo) e as chapas têm até o dia 22 (próxima sexta-feira) para oficializar intenção. O pleito está marcado para o próximo dia 19 de outubro

"Maior apoio da história da FMF"

À coluna, Aro afirmou que o apoio recebido foi o maior da história da Federação Mineira de Futebol. Ele também contou seus planos, caso eleito. “Foi o maior apoio da história da Federação. Acredito que isso é fruto do bom trabalho que oferecemos nos últimos quatro anos. Meu objetivo é trabalhar sempre mais para o futebol mineiro. No futebol profissional, reduzir as despesas para os clubes investirem mais no futebol. No amador, fortalecer ainda mais”, disse.

Posse só em junho de 2018

Apesar de a inscrição das chapas ser permitida apenas até o próximo dia 22 de setembro e o pleito ter sido convocado já para o dia 19 de outubro, o novo mandatário só tomará posse em junho de 2018 (segundo Aro), daqui a oito meses. Até o fechamento desta coluna, a chapa de Adriano Aro era a única registrada na secretaria da Federação Mineira de Futebol (FMF). No último processo eleitoral da FMF, em 2014, a eleição foi realizada em maio, a um mês da posse do presidente. A coluna tentou contato com Castellar, mas ele não atendeu as chamadas.

A assessoria da FMF não soube informar por que a eleição será realizada com tanta antecedência.

Cruzeiro articulou segunda via

Opositor ferrenho da atual gestão da FMF, o Cruzeiro chegou a iniciar uma articulação para apresentar uma chapa. Grupos do conselho deliberativo foram responsáveis por essas deliberações, ainda que superficiais. O clube, no entanto, está às vésperas da eleição presidencial e não conseguiu chegar num consenso. Conforme apurou a coluna, o nome do próprio Gilvan de Pinho Tavares foi aventado como possível candidato à presidência da Federação. Conselheiro nato, o delegado Eduardo Pinto Coelho também foi sondado. 

Atlético e América 'juntos e misturados'

Por meio da assessoria de imprensa, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, mostrou apoio total ao candidato Adriano Aro. “O Atlético apoia. O que vem dando certo, não tem por que mudar. A Federação tem atuado em beneficio dos clubes mineiros, com total dedicação, e por isso o Atlético apoia a candidatura do Adriano Aro. Pela manutenção da equipe que vem trabalhando nesses últimos anos”, disse. 

Já Alencar da Silveira Júnior, presidente do América, disse que até trabalha por votos favoráveis a Aro. "Adriano é um americano, torcedor do América. Já assinei o apoio do clube ao Adriano. Estou votando e trabalhando por ele."

Família

A família Aro já esteve no comando da FMF por mais de 30 anos. Primeiro com o avô de Adriano, José Guilherme Ferreira. Depois, com seu pai, José Guilherme Ferreira Filho. Por último, com seu tio, Elmer Guilherme Ferreira. 

Tags: Federação Mineira de Futebol Adriano Aro cruzeiroec atleticomg interiormg americamg futnacional seriea mineiro boaesporte tupimg