MMA
None

UFC FIGHT NIGHT 47

Empolgado para a estreia no UFC, Gilbert Durinho exalta Belfort: "Vai chegar destruindo"

Invicto no MMA, lutador carioca debuta no Ultimate contra o sueco Andreas Stahl

postado em 25/07/2014 19:28

Leonardo Fabri/Divulgação

Túlio Kaizer, Tiago Mattar, José Cândido Júnior e Vicente Ribeiro, do Superesportes

Neste sábado, o Brasil terá dois lutadores estreando no UFC. Na edição Fight Night 47, em San Jose, na Califórnia, a mineira Ju Thai Lima encara a polonesa Joanna Jedrzejczyk pela categoria peso palha. E em duelo de meio-médios, o carioca Gilbert Durinho enfrenta o sueco Andreas Stahl. Os dois duelos serão realizados no card preliminar.

Durinho é um dos grandes parceiros de treino de Vitor Belfort. O lutador concedeu entrevista ao Superesportes, direto de San Jose, onde se mostrou muito empolgado para a estreia na organização presidida por Dana White. O carioca afirmou que não gosta de deixar o resultado para os juízes e que vai para cima do sueco, tentando atropelar o rival e mostrando uma boa performance, que é seu principal objetivo na estreia.

Gilbert Durinho também falou sobre a licença conseguida por Vitor Belfort para que ele lute pelo cinturão contra Chris Weidman. O carioca disse que o ‘Fenômeno’ está mais que pronto para o combate contra o campeão dos médios e afirmou que o brasileiro chegará ao combate do dia 6 de dezembro, em Las Vegas, ‘destruindo’.

Confira a entrevista completa de Gilbert Durinho ao Superesportes

Qual a expectativa para a estreia no UFC?
A expectativa é a melhor possível, pois treinei bastante. Agora tenho que levar tudo que eu treinei para a luta, com uma performance boa. Não me cobro vitória, cobro minha performance. Tenho que chegar lá e dar o máximo, mostrando tudo que eu evoluí nos treinos na parte de trocação, wrestling e kick boxing. Não gosto de deixar o resultado para os juízes. Quero ir para cima dele, atropela-lo, domina-lo, e buscar o resultado positivo.

Em todas as vitórias, você finalizou ou nocauteou o adversário, e sempre no primeiro round. Você espera manter o desempenho e impressionar na estreia no UFC?
Na verdade, não é que quero impressionar. Só quero ter uma boa performance e tentar definir a luta. Se for no primeiro round, melhor ainda. Quero entrar lá para decidir. Na maioria das minhas lutas, eu não me machuquei muito por causa disso, já que defini no primeiro round. Mas não tenho esse ego de vencer só no primeiro round. Quero ter meu braço levantado no fim da luta.

Você é especialista no jiu-jítsu. Pretende usar mais o jogo de chão ou mostrar a evolução na trocação?
Estou treinando muito a parte de wrestling. Estou preparado para a trocação, mas estou sentindo que essa luta vai para o grappling. Ele é um grappler, acho que ele vai tentar me botar para baixo, amarrar um pouco. Mas acredito que vou sair melhor que ele.

Quais as principais características e armas do adversário Andréas Strahl, também estreante no UFC e invicto no MMA?
Ele é um cara que anda para frente e busca a luta. Ele domina a luta, mas deixa o resultado sempre nas mãos dos juízes. Ele é um cara duro e está no UFC, o maior evento do mundo, por méritos dele. Mas estou focado na minha performance e tento que controlar esse nervosismo natural. Vou para cima para dominar, independentemente do que ele fizer.

Manter a invencibilidade no MMA ainda mais em uma estreia no UFC é motivo de pressão?
Venho treinando muito e estou colhendo os frutos agora. Não acho que exista pressão. Vou lá para ganhar, independentemente se estou vindo de derrota, invicto ou estreia. Vou passar por cima dele.

Como foi a preparação para o combate na Blackzilians?
Trabalhei bastante a parte de trocação e wrestling e ainda afiei meu jiu-jítsu para continuar bem agressivo. Contei com ajuda de um amigo, Cláudio Calasans, que é ótimo em jiu-jítsu e wrestling. Ele me ajudou muito nas duas semanas finais do meu camp, trazendo muitas novidades e deixando meu jiu-jítsu ainda mais afiado e agressivo. Contei com o auxílio de toda a rapaziada da equipe. Todos me deram muita força.

Você contou com o auxílio de Vitor Belfort durante o camp?
Vitor também esteve colado comigo. Faltando um mês, ele começou a me dar todo o suporte, ajudando na dieta, no treinamento, na parte mental, para evitar a pressão da estreia. Estou chegando bem preparado para a estreia.

Como você viu as recentes polêmicas com Belfort, envolvendo casos de TRT e doping? . Você acha que ele já pronto para voltar ao octógono disputar um cinturão?
Ele está mais que pronto. Há tempos ele merece essa chance. Fiquei muito feliz por essa notícia que ele vai disputar o cinturão. Pode tirar TRT e ou qualquer outra coisa, que ele vai mandar bem e calar a boca dos críticos e fazer a euforia dos fãs. Ele terá quase seis meses de preparação para a luta, então ele vai chegar lá destruindo.

UFC Fight Night 47 - 26 de julho
SAP Center, em San Jose, Califórnia

Card principal

Robbie Lawler x Matt Brown
Rogério Minotouro x Anthony Johnson
Clay Guida x Dennis Bermudez
Bobby Green x Josh Thomson

Card preliminar
Jorge Masvidal x Daron Cruickshank
Kyle Kingsbury x Patrick Cummins
Hernani Perpetuo x Tim Means
Brian Ortega x Mike De La Torre
Noah Lahat x Steven Siler
Gilbert Durinho x Andreas Stahl
Juliana Lima x Joanna Jedrzejczyk

Tags: Vitor Belfort Califórnia San Jose estreia UFC Fight Night 47 UFC Andreas Stahl Gilbert Durinho