MMA
None

UFC 179

Em novo palco, José Aldo reedita duelo contra Mendes para manter único cinturão brasileiro

Manauara tentará ficar com o título dos penas pela sétima vez, contra velho rival

postado em 25/10/2014 07:56 / atualizado em 04/11/2014 10:17

Alexandre Loureiro/Inovafoto


Vicente Ribeiro
Enviado especial - Rio de Janeiro


O Ultimate Fighting Championship reservou para o Rio de Janeiro a melhor edição no Brasil este ano. O UFC 179 é promessa de uma noite de fortes emoções para os fãs de MMA, com o único brasileiro campeão defendendo cinturão na luta principal da noite deste sábado. José Aldo terá a revanche diante de Chad Mendes, depois da vitória por nocaute há dois anos e nove meses, pelo título do peso pena. O manauara, que terá até torcida organizada a favor, atuará em um novo palco: sai a Arena da Barra e entra o Maracanãzinho.

Será o primeiro evento do UFC no ginásio localizado no complexo do Maracanã. As quatro edições anteriores no Rio de Janeiro ocorreram na Arena da Barra, inclusive a 142, que teve a vitória de José Aldo diante de Chad Mendes na luta principal, por nocaute no primeiro assalto. Na ocasião, representou a terceira defesa de título do manauara, que reencontrará o Money, como é chamado o americano, para manter o único cinturão pertencente a um brasileiro até o momento.

Em caso de derrota e a consequente perda do título, o Brasil fechará uma temporada sem um campeão do UFC depois de oito anos. Desde 2006, com a conquista de Anderson Silva, o país tem ao menos um cinturão garantido. O que aumenta a importância da edição número 179 para José Aldo, diante da responsabilidade de manter um brasileiro no topo. O manauara, no entanto, prefere não pensar em fatores externos e está focado apenas na revanche, ainda mais depois da crescente rivalidade com Chad Mendes e seus parceiros na Team Alpha Male, equipe da Califórnia, liderada por Urijah Faber.

Do outro lado, um adversário sedento por vingança, mas, principalmente, pela possibilidade de ser mais um americano a conquistar o cinturão e destronar um brasileiro. Chad Mendes trocou farpas e provocações com José Aldo nos últimos meses, mas considera mais importante o título. O Money vem de cinco triunfos seguidos e mostrou que não é só eficaz no jogo de quedas do wrestling, mas também na trocação. Não por acaso, ganhou três duelos por nocaute técnico, um por nocaute e só um por pontos desde o revés de 2012, o primeiro do desafiante como profissional.



Mineiros em ação

O UFC 179 marcará o retorno de outro carismático atleta. Glover Teixeira, mineiro de Sobrália, no Vale do Rio Doce, foi o último desafiante do campeão dos meio-pesados, Jon Jones. Perdeu por pontos (decisão unânime), mas encarou o temido dono do cinturão e resistiu durante os cinco rounds. O lutador de Minas terá pela frente Phil Davis, o Mr. Wonderful, muito conhecido dos brasileiros e que também vem de derrota, para Anthony Jonhson (também por pontos).

Além dele, outro atleta de Minas, Lucas Martins, o Lucas Mineiro, também lutará no card principal do UFC no Maracanãzinho. O lutador nascido em Montes Claros vem de três vitórias consecutivas, a última estreando no peso pena, e terá pela frente Darren Elkins, que buscará a recuperação – perdeu para Jeremy Stephens, que seria o rival de Mineiro no Rio de Janeiro e acabou recusando o duelo.

O UFC 179 terá cobertura em tempo real do site Superesportes, com relato das lutas e dos bastidores em tempo real, com a presença da equipe no Maracanãzinho. O card preliminar terá início às 21h, enquanto os duelos principais da noite estão previstos para começar por volta da meia-noite.

UFC 179


Neste sábado, a partir das 21h
Maracanãzinho, Rio de Janeiro
Acompanhe a cobertura AO VIVO do Superesportes

Card principal


José Aldo x Chad Mendes – pelo cinturão do peso pena
Glover Teixeira x Phil Davis
Fábio Maldonado x Hans Stringer
Darren Elkins x Lucas Mineiro
Diego Ferreira x Beneil Dariush

Card preliminar


William Patolino x Neil Magny
Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Scott Jorgensen x Wilson Reis
Felipe Sertanejo x André Fili
Gilbert Durinho x Christos Giagos
Fabrício Camões x Tony Martin

Tags: peso pena Chad Mendes josé aldo UFC 179 título revanche money cinturão maracanãzinho