MMA
None

UFC

Dana elogia BJ Penn e diz que havaiano poderia ter sido melhor lutador de todos os tempos

Presidente do UFC considera que lutador não atingiu todo o seu potencial no UFC

postado em 26/07/2016 20:39 / atualizado em 26/07/2016 20:44

Josh Hedges/Getty Images
Entrevistado pelo site norte-americano TMZ, Dana White foi questionado se poderia citar um lutador que tinha potencial para ser o melhor de todos, mas que não conseguiu alcançar o status e ficou no ‘quase’. Para muitos, uma pergunta que soaria como difícil, mas o presidente do UFC não pensou duas vezes e respondeu logo: BJ Penn.

O havaiano, de 37 anos, é especialista no ‘Brazilian Jiu-Jitsu’ e foi o primeiro atleta não nascido no Brasil a conquistar o título mundial, em 2000, no Rio de Janeiro. No UFC, ele também gravou o nome na história ao conquistar o cinturão em duas divisões: na peso leve (em 2008) e na dos meio-médios (2004). Foi o primeiro lutador a alcançar o feito na organização.

O presidente do UFC disse que o havaiano poderia ter alcançado o status de melhor de todos na organização, mas faltou algo a mais para se consagrar. "Isso é uma questão complicada. Sabe, existem alguns caras e algumas garotas que provavelmente não vão conseguir atingir o seu potencial, como o BJ Penn. Provavelmente ele seria o melhor de todos os tempos, de toda a vida. Mas ele era tão talentoso, não sei… Eu acho que o próprio BJ Penn gostaria de voltar atrás e fazer as coisas diferentes", avaliou o mandatário.

BJ Penn estreou no UFC na edição número 31, em maio de 2001, e venceu Joey Gilbert (nocaute técnico). Além de conquistar o cinturão em duas categorias, ele teve lutas memoráveis contra Georges St Pierre, Matt Hughes e Frankie Edgar. Ele deixou o octógono depois da terceira derrota para o Answer, em julho de 2014, pelo peso pena. O havaiano foi elevado ao Hall da Fama da organização em maio de 2015, integrando seleta lista de lutadores notáveis da principal franquia de MMA.

BJ Penn deixou aposentadoria de lado e tinha retorno marcado para o UFC 199, realizado em 4 de junho, em Inglewood, na Califórnia. Ele enfrentaria Dennis Siver, que foi substituído por Colle Miller em seguida, mas o duelo na divisão dos penas foi cancelado porque o havaiano admitiu uso de soro intravenoso acima do permitido, durante período fora de competição, em 25 de março, violando as normas da Agência Antidoping dos EUA, USADA. O lutador acabou suspenso por seis meses e estará liberado para voltar a lutar a partir de 25 de setembro.

Tags: mandatário presidente havaiano lutador ufc Dana White bj penn