MMA
None

UFC

Flagrados por doping, Jones e Lesnar podem ser suspensos por tempo menor que o previsto

Substâncias encontradas nos exames têm interpretação mais branda pela WADA

postado em 25/08/2016 10:59 / atualizado em 25/08/2016 11:16

Getty Images

Flagrados em exames antidoping no período do UFC 200, Jon Jones e Brock Lesnar podem ter suspensão menor do que a prevista. A suspensão dos lutadores aplicada pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos, responsável pelos testes no Ultimate) deve cair de dois para, no máximo, um ano, de acordo com as normas da WADA (Agência Mundial Antidopoing).

Jones e Lesnar foram flagrados por uso da mesma substância: clomifeno, um bloqueador de estrogênio. Impedido de enfrentar Daniel Cormier às vésperas da luta no UFC 200, em Las Vegas, ‘Bones’ ainda testou positivo para etrozole, com função semelhante, enquanto Lesnar foi pego em outro exame, esse feito após a vitória sobre Mark Hunt. Ambos já estão suspensos preventivamente.

De acordo com o código da WADA, as substâncias são consideradas ‘específicas’ e podem não ter ligação direta com o doping. Na maioria dos casos de doping no UFC, a suspensão aplicada pela USADA é de dois anos. Os lutadores também serão julgados pela Comissão Atlética de Nevada, órgão que regulamenta os eventos em Las Vegas, e não devem escapar de punição, independentemente das sanções da agência antidoping no caso.

As substâncias encontrada nos exames de Lesnar e Jones atuam como um regulador de taxa de testosterona no organismo. O nível de estrogênio (hormônio feminino) aumenta desproporcionalmente quando o corpo não produz testosterona naturalmente. Desta forma, o bloqueador diminuiu a quantidade de estrogênio, forçando o organismo a voltar produzir testosterona.

Tags: doping brock lesnar jon jones ufc