MMA
None

UFC

Último algoz, Mousasi vê má fase de Vitor Belfort ligada a 'questões mentais' por fim do TRT

Holandês acredita que, sem tratamento, Fenômeno perdeu segurança de lutar

postado em 25/10/2016 11:33 / atualizado em 25/10/2016 14:10

Getty Images

Em fase ruim no Ultimate Fighting Championship, Vitor Belfort teve o desempenho analisado pelo último algoz, Gegard Mousasi. Vencedor por nocaute técnico do duelo realizado no UFC 204, este mês, em Manchester, o holandês apontou a proibição do tratamento de reposição de testosterona (TRT) como a razão para a queda de rendimento físico e, principalmente, mental do brasileiro.

“Acho que Vitor tem várias questões mentais. Se você faz TRT, aquilo é testosterona, você fica mais agressivo e confiante. Você acaba se sentindo mais homem, mais viril, ou algo assim. As questões dele são mais mentais que físicas”, disparou Mousasi, que chegou ao terceiro triunfo seguido no UFC, em entrevista ao Daily Star Sport.

A proibição para o TRT na maioria das comissões atléticas ocorreu no início de 2014. À época, Belfort vinha de três vitórias arrasadoras (Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson) e havia garantido a chance de disputar o cinturão dos médios do UFC, contra Chris Weidman. A luta valendo o título, em maio de 2015, foi a primeira do brasileiro após o impedido para o tratamento hormonal. O ‘Fenômeno’ não teve bom desempenho e acabou batido pelo norte-americano por nocaute técnico, no primeiro round. Nos combates seguintes, ele se recuperou vencendo a trilogia diante de Dan Henderson, mas voltou a ser derrotado com atuações pífias contra Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi, este ano.

Mousasi acredita que Vitor Belfort tem mais a segurança de usar a principal característica, a explosão com vários golpes, e diz que não foi ameaçado em momento algum no combate. O ex-campeão do Strikeforce ressaltou que o brasileiro ainda tem o instinto de nocauteador, mas perdeu a completamente confiança devido à proibição para o TRT.

“Se Vitor te acertar, ele começa uma avalanche de socos e chutes. Felizmente, eu não lhe dei a chance de fazer isso. Ele acertou um bom soco no começo, mas não era o Vitor de antigamente. Como eu disse, o TRT não te dá apenas um ganho físico. Mentalmente, você se sentirá diferente. Se você faz TRT, você se sente melhor ao olhar no espelho. Esse foi o ponto do Vitor na nossa luta. Ele buscou uma oportunidade para me nocautear com um soco ou chute, mas acredito que ele não estava muito seguro de si”, comentou.

 

 

Tags: ufc trt gegard mousasi vitor belfort