MMA
None

BELLATOR 172

'Lenda' russa do MMA, Fedor Emelianenko estreia no Bellator diante de ex-UFC

Russo encara Matt Mitrione na luta principal, neste sábado, na Califórnia

postado em 17/02/2017 21:59

Reprodução
Apontado por muitos como o mais completo lutador de MMA da história, Fedor Emelianenko está de volta ao mundo das artes marciais mistas. A ‘lenda’ russa de 40 anos estreia no cage circular do Bellator, segunda maior organização do esporte, atrás apenas do UFC, como atração de ponta da edição de número 172 do evento, neste sábado, em San Jose, na Califórnia. Ele vai enfrentar Matt Mitrione, que passou pelo Ultimate Fighting Championship, nos pesos pesados, na luta principal da noite.

Fedor ganhou notoriedade no extinto PRIDE, no Japão, evento que marcou época na era do chamado ‘vale tudo’, no começo dos anos 2000. O russo conquistou o cinturão dos pesos pesados em 2003, ao bater Rodrigo Minotauro por decisão unânime. Ele ainda protagonizou outro grande duelo contra o brasileiro e também diante do croata Mirko Cro Crop, mantendo o título. O veterano passou ainda pelo Strikeforce, que acabou incorporado pelo UFC, e anunciou aposentadoria em julho de 2012.

Fedor decidiu retornar ao MMA em dezembro de 2015, pelo Rizin Fighting Federation, e nocauteou Jaideep Singh. No ano passado, ele enfrentou Fabio Maldonado no Fight Nights Global, na Rússia, e ganhou por decisão majoritária. O russo surpreendeu ao assinar com o Bellator, mesmo sendo alvo do UFC, e neste sábado voltará a atuar nos EUA depois de seis anos – a última foi em fevereiro de 2011, quando perdeu para Antônio Pezão (nocaute técnico por interrupção médica) no Strikeforce.

Fedor enfrentará um lutador também experiente. Mitrione, que começou no futebol americano e passou pela NFL, se despediu do UFC em janeiro de 2016, depois de duas derrotas seguidas. Ele assinou com o Bellator e se recuperou na carreira, com vitórias sobre Carl Seumanutafa e Oli Thompson. O peso pesado espera dar as ‘boas vindas’ ao adversário no retorno do russo aos EUA.

Reprodução
Pesagem

Na pesagem do Bellator 172, nesta sexta-feira, Fedor bateu 107kg, quase 10kg abaixo de Mitrione, que alcançou 116,8kg. Na encarada, os dois se respeitaram e mantiveram a seriedade.

No co-evento principal da noite, o brasileiro Patricky Pitbull busca a recuperação depois da derrota para Michael Chandler, na disputa de cinturão do peso leve – foi nocauteado no primeiro round. Ele terá pela frente outro atleta conhecido que passou pelo UFC, Josh Thompson, na mesma divisão. Na pesagem, o potiguar ficou com 70,7kg, dentro da libra de tolerância, enquanto o norte-americano atingiu 70,4kg.

Bellator 172

Neste sábado, no SAP Center, em San Jose, Califórnia (EUA)

Card principal
Fedor Emelianenko x Matt Mitrione
Josh Thompson x Patricky Pitbull
Cheick Kongo x Oli Thompson
Veta Arteaga x Brooke Mayo
Josh Koscheck x Mauricio Alonso

Card preliminar
James Terry x David Douglas
Nikko Jackson x Cesar Gonzalez
Juan Cardenas x Luis Vargas
Danasabe Mohammed x Carlos Rocha
Anthony Do x Bobby Escalante
Matt Ramirez x Jeremy Murphy
JJ Okavonich x Paradise Vaovasa

Tags: pesos pesados Bellator 172 Lenda russa Matt Mitrione Fedor Emelianenko cage califórnia fedor bellator