None

COLUNA DO JAECI

Cruzeiro contrata com maestria

"Até que enfim o clube encontrou jogadores de alto nível no restrito mercado"

postado em 26/06/2016 12:46

AFP PHOTO / RONALDO SCHEMIDT
Ramón Ábila e Rafael Sóbis, duas vezes campeão da Libertadores pelo Internacional, são os novos atacantes do Cruzeiro. Até que enfim o clube encontrou jogadores de alto nível no restrito mercado. Do primeiro ouvi falar maravilhas. Atacante argentino que não faz gol não é atacante argentino. Ábila vem credenciado por ter feito muitos, e não de pênaltis. Paulo Bento já deu cara, esquema e padrão ao time azul, mas lhe faltavam peças de qualidade e talento. Acho um pouco tarde para pensar em título, mas quem sabe uma vaga na Libertadores?

O torcedor cobrou muito da diretoria. Para mim, com excesso. O presidente Gilvan de Pinho Tavares é o único bicampeão brasileiro consecutivo. O vice, Bruno Vicintin, vê jogo do mundo inteiro e conhece jogadores de todos os continentes. Quando cruzou o Atlântico para contratar o técnico português, agiu com convicção, por entender que os brasileiros nada sabem de futebol. E ele me garante que Bento jamais esteve ameaçado. Foi contratado para trabalho a médio e longo prazos, independentemente dos resultados.

Que bom ver o Cruzeiro mais forte. É o clube que mais bem representou Minas Gerais em conquistas históricas. Cito sempre as principais: quatro Copas do Brasil, quatro Brasileiros e duas Libertadores, títulos para ninguém pôr defeito. E o torcedor ainda reclama! Que clube no país ganhou tanto nos últimos tempos? Talvez São Paulo, Corinthians e Flamengo. O torcedor azul tornou-se exigente, não o culpo. Gostar de coisa boa é fundamental.

Assim que Dedé se recuperar – e parece que falta pouco –, Mayke voltar a praticar o futebol que o revelou e Bryan se adaptar a time grande, a coisa vai fluir como deve. O meio-campo vai se ajustando, com De Arrascaeta mostrando talento e técnica. Só precisa de regularidade. Não adianta fazer um jogo ótimo e quatro ruins. Com Sóbis e Ábila, tem tudo para crescer e ajudar o time a brigar por títulos. Parabéns à diretoria por achar no mercado reforços que ajudarão o Cruzeiro a voltar a ser o que sempre foi: vencedor e campeão.

Copa América
Argentina e Chile decidem a Copa América Centenário, nos EUA. Ao contrário da maioria dos brasileiros, torço pelos hermanos, por achar que Messi, Di María e Higuaín merecem um título importante. Claro que não é Copa do Mundo, mas assim como apontei, ainda em 2010, Alemanha e Argentina como finalistas do Mundial do Brasil, aposto que os vizinhos irão à final na Rússia”2018, com grande chance de quebrar o jejum iniciado depois de 1986, quando Maradona era o gênio do time. Messi é “extraterrestre” e merece muito ser campeão mundial. Por isso, estarei vidrado na TV torcendo por ele e cia. Que me perdoem os revanchistas, gosto é do bom futebol.

Mineirão
Em boa jogada do presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto, teremos em novembro Brasil e Argentina no Mineirão, pelas Eliminatórias. Só temo novo 7 a 1. Os hermanos são fortíssimos. Terá Tite tempo de ajustá-la para perder de pouco ou seremos capazes de ganhar com qualidade e competência?

Neymar
Jovem e rico, o jogador já se conscientizou da bobagem de postar nas redes sociais palavras agressivas a jornalistas e torcedores. Neymar é um garoto de quem gosto muito, sempre acompanhado da família, mas imaturo. Qualquer um, com a fortuna dele, ficaria deslumbrado. Com o tempo, vai amadurecer e perceber que é exemplo para sua geração. Espero que jogue seu belo futebol na Seleção. O Brasil precisa do seu talento.

Tags: selefut cruzeiroec seriea nacional Cruzeiro