América
None

AMÉRICA

Givanildo Oliveira diz que time do América 'já fez o que precisava' pelo acesso à elite

Técnico considera atletas vitoriosos, pois time passou por momentos turbulentos com perda de pontos no STJD. Confiança na última vaga segue em alta para sábado

postado em 28/11/2014 16:29

Rafael Arruda /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
O sotaque é do Nordeste. Mas o jeito tranquilo de conversar faz de Givanildo um “cidadão mineiro”. Um cidadão americano. Não há como questionar os números do pernambucano em sua quarta passagem pelo Coelho. Oito vitórias – ou nove, se entrar na conta a vitória sobre o Vila Nova-GO –, quatro empates e uma derrota. Mais de 73% de aproveitamento.

Independentemente se a equipe conseguir ou não o acesso à Primeira Divisão neste sábado, a missão de Givanildo está cumprida. Em setembro, o América o contratou para alavancar uma recuperação histórica, já que havia sido punido em primeira instância no STJD pela escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo. Perdeu 21 pontos, mas recuperou 15 no Tribunal Pleno. Em campo, superou obstáculos e chegou à última rodada com chances de acesso.

Vitória do América sobre Sampaio Corrêa e tropeços de Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí não são combinações simples. Mas para Givanildo, a primeira missão dos atletas já foi cumprida.

“Eles (jogadores) cumpriram a obrigação. Não posso dizer que não porque eu estaria me contradizendo. E para mim, seria mentira. A gente puxou o grupo e, principalmente, nos últimos jogos, que foram muito difíceis, ganhamos fora. Por isso continuamos vivos na competição. Eu considero que o time fez o precisava – claro que eu quero, e venho falando na cabeça deles a semana toda, que temos que ter a última vitória”, afirma.

Obviamente, o treinador espera fechar o ano com a classificação. Principalmente pelo fato de a equipe ter sido prejudicada por um erro administrativo e, consequentemente, penalizada no STJD.

“Se você ganha o último jogo, nós vamos a 61 pontos, temos que conseguir essa vitória. Mas, tem o outro lado, o que aconteceu da gente perder os pontos no tribunal não volta mais. Vamos trabalhar: primeiro ganhando e depois torcendo por outros resultados. Não tem o que fazer para recuperar os seis pontos. Se existisse o ‘se’ no futebol, nós poderíamos não ter perdido os seis pontos e iríamos jogar classificados para cumprir tabela. Mas, aconteceu e vamos seguir nossa vida”, diz o treinador.

O jogo contra o Sampaio Corrêa, no Estádio Independência, será o de número 160 de Givanildo Oliveira no comando do América. Até aqui, em 159 jogos, o pernambucano registra 78 vitórias, 42 empates e 39 derrotas. Dependendo da combinação de resultados, Givanildo pode conquistar seu terceiro acesso pelo Coelho. Antes, venceu a Série B de 1997 e a Série C de 2009.

Tags: givanildo serieb américa coelho