América
None

SÉRIE B

Decisão no Tribunal: América acompanha julgamento do Icasa e sonha com acesso à Série A

Coelho marcará presença na sede do STJD nesta quinta-feira, a partir de 10h

postado em 17/12/2014 21:00 / atualizado em 17/12/2014 20:55

Redação /Superesportes

Daniela Lameira/STJD

A Série B acabou em 29 de novembro. Mas para Icasa, América e Avaí ainda há a “39ª rodada”. Excluído da competição em primeira instância por entrar na Justiça Comum contra a CBF, o clube cearense pode ser mais uma vez derrotado, desta vez no Pleno. E a tabela da Série B, possivelmente, sofreria alterações. O pleito acontece na manhã desta quinta-feira, às 10h, na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro.

Ainda sem receber a confirmação para ser terceiro interessado, o América entende que os resultados do Icasa devem ser anulados ou convertidos em W.O. Tudo porque o Verdão do Cariri disputou o returno da Segunda Divisão sob efeito de liminar. Neste cenário, o Coelho superaria o Avaí na tabela, pois somou apenas um ponto contra os cearenses. A equipe catarinense venceu os dois confrontos.

Estarão no Tribunal o presidente Marcus Salum, o superintendente geral Alexandre Faria, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto, e o advogado Henrique Saliba.

Já o Avaí afirma que não pode ser prejudicado por um julgamento que envolva outros clubes. Do lado de fora, contará com um apoio importante: o de Delfim de Pádua Peixoto Filho, atual presidente da Federação Catarinense de Futebol e futuro vice-presidente da CBF. O advogado Domingos Moro acompanhará de perto a situação do Leão.

Daniela Lameira/STJD

Delfim Peixoto, aliás, causou polêmica ao postar no Twitter afirmando que o Avaí poderia ficar tranquilo em relação à possível punição ao Icasa. Imediatamente, torcedores americanos se manifestaram na rede social contra a mensagem do futuro vice de Marco Polo Del Nero.

Integrante do conselho de administração do América, o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior questiona a ação de Delfim. “Se tiver justiça e seriedade, o América sairá vitorioso. Não pode, em hipótese alguma, um Tribunal se deixar levar por declarações de algumas pessoas. Tem que ser isento. Aliás, também cobramos isenção do Sr. Delfim, que vai ocupar um cargo de responsabilidade a partir do ano que vem”, declara.

O caso Icasa

O Icasa foi punido no STJD depois de entrar na Justiça Comum reivindicando a vaga do Figueirense na elite do futebol brasileiro. Tudo porque na Série B de 2013, o clube de Santa Catarina venceu o América, por 4 a 2, na segunda rodada, utilizando o volante Luan de maneira irregular – estava vinculado tanto ao Metropolitano-SC quanto ao Figueira. Mas o Icasa, quinto colocado, noticiou a infração depois do prazo de 60 dias para reclamação. Com isso, a Procuradoria-Geral do Tribunal arquivou a denúncia.

Como o artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva determina a exclusão de equipes que recorrerem à Justiça Comum sem esgotarem as instâncias esportivas, o Icasa acabou penalizado na Série B. Resta saber se Miguel Cançado, relator do caso, cumprirá o que disse no dia 27 de novembro em entrevista à TV Brasil Central, de Goiás. Na ocasião, ainda restava uma rodada para o término do campeonato.

Assista à entrevista de Miguel Cançado à TV Brasil Central no dia 27 de novembro



Como poderia ficar a tabela da Série B em caso de exclusão do Icasa

Anulação de resultados

1-Joinville – 66 pontos (mesma posição)
2-Ponte Preta – 65 pontos (mesma posição)
3-Vasco – 61 pontos (mesma posição)
4-América – 60 pontos (+ 1 posição)
5-Atlético-GO – 59 pontos (+ 2 posições)
6-Boa Esporte – 56 pontos (mesma posição)
7-Avaí – 56 pontos (- 3 posições)
8-Ceará – 54 pontos (mesma posição)

Aplicação de W.O

1-Joinville – 72 pontos (mesma posição)
2-Ponte Preta – 71 pontos (mesma posição)
3-Vasco – 67 pontos (mesma posição)
4-América – 66 pontos (+ 1 posição)
5-Atlético-GO – 64 pontos (+ 2 posições)
6-Boa Esporte – 62 pontos (mesma posição)
7-Avaí – 62 pontos (- 3 posições)
8-Ceará – 60 pontos (mesma posição)

Tags: tribunal américa stjd elite acesso serieb