América
None

AMÉRICA

América perde em Natal, permite quebra de jejum do ABC e vê rivais se aproximarem

Coelho teve tarde complicada no Frasqueirão e acabou derrotado por 4 a 2. Bahia e Náutico chegam perto do clube mineiro. Paysandu também pode se aproximar

postado em 17/10/2015 18:26 / atualizado em 17/10/2015 20:14

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃAO CONTEUDO

Quem diria que um time candidato ao acesso à Primeira Divisão cairia diante de um rival desesperado na luta contra o rebaixamento e há 19 partidas sem vencer na Série B? O América sentiu esse amargo gosto na tarde deste sábado, no Frasqueirão, em Natal. No confronto válido pela 31ª rodada, o Coelho viu o ABC abrir dois gols de vantagem, buscou a igualdade no segundo tempo, porém colocou tudo a perder pouco depois. Derrotado por 4 a 2, o clube mineiro continua no G-4, com 51 pontos, mas vê Bahia e Náutico se aproximarem. O Paysandu, que joga mais tarde contra o Macaé, no Mangueirão, também pode chegar perto. Já o ABC venceu a primeira em 16 jogos como mandante e ganhou sobrevida na luta contra o rebaixamento. Está em 17º, com 27 pontos, a sete do Macaé.

Com o resultado negativo no Nordeste, a equipe de Givanildo Oliveira perdeu invencibilidade de quatro jogos e tentará se recuperar na próxima sexta-feira, contra o Oeste, às 21h, no Independência. No mesmo horário, entretanto no sábado, o ABC enfrenta o Paraná Clube na Vila Capanema, em Curitiba.

O jogo

Ao longo da semana, o América manteve o discurso de que não teria vida fácil contra o ABC, apesar de o adversário ocupar a parte de baixo da tabela. Parecia um prenúncio do que viria pela frente. Depois de dispensar nove atletas e trocar o técnico Hélio dos Anjos por Sérgio China, a equipe potiguar entrou com motivação extrema. A cada bola recuperada, os jogadores vibravam. A cada ataque, um grito de "uuuh" da torcida, presente em número razoável no Frasqueirão por causa da promoção de ingressos a R$ 5. E com menos de 10 minutos, o primeiro gol. Romarinho girou em cima de André na meia-lua e tocou a bola entre Leandro Guerreiro e Alison. Livre na grande área, Rafinha chutou na saída de João Ricardo: 1 a 0.

O Coelho até conseguia trocar passes, mas bastava chegar à intermediária do campo de ataque para enfrentar dificuldades. A zaga do ABC estava fechada e não dava brechas. E no contragolpe, o time mandante sempre levava perigo. Aos 41min, Romarinho recebeu de Ronaldo Mendes e deu trabalho a João Ricardo. Quatro minutos depois, o segundo gol: em assistência precisa de Romarinho, Erivélton tocou com o bico da chuteira e ampliou no Frasqueirão. Tudo parecia perdido para o América. Porém, aos 48min, uma luz no fim do túnel. Num lance polêmico marcado pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, Mancini cobrou falta quase na marca do pênalti e viu Alison cabecear no ângulo de Saulo: 2 a 1.

Apesar da improdutividade da equipe na etapa inicial, Givanildo só mexeu aos 18min do segundo tempo. Ele sacou Xavier e colocou Bryan, recuperado de uma lesão na coxa esquerda que o tirou dos gramados por três meses. A substituição surtiu efeito. Logo na primeira participação, o lateral-esquerdo deu ótimo passe para Walber, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Richarlison errou a bola, mas Mancini pegou de primeira e fuzilou as redes: 2 a 2.

O gol embalou os mineiros, que se lançaram ao ataque em busca da virada. Aos 25min, Richarlison girou em cima da zaga adversária e acertou a trave. Na sobra, Bryan errou o alvo. E o ditado diz: "quem não faz, leva". Aos 30min, Ednei tentou o chute e a bola bateu na mão de André. Pênalti para o ABC. O próprio lateral-direito cobrou a penalidade e deslocou João Ricardo: 3 a 2. Aos 40min, Bismark, em contra-ataque mortal, marcou o quarto e decretou a primeira vitória da equipe potiguar como mandante na Segunda Divisão: 4 a 2.

ABC 4X2 AMÉRICA

ABC
Saulo; Ednei, Adriano Alves, Suéliton e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton e Ronaldo Mendes (Chiclete, aos 22min do 2ºT); Rafinha (Luizão, aos 31min do 2ºT) e Romarinho (Bismark, no intervalo)
Técnico: Sérgio China

AMÉRICA
João Ricardo; André (Bruno Sávio, aos 31min do 2ºT), Alison e Wesley Matos; Walber, Leandro Guerreiro, Tony (Diego Lorenzi, aos 35min do 2ºT), Mancini e Xavier (Bryan, aos 18min do 2ºT); Marcelo Toscano e Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Rafinha, aos 9min, Erivélton, aos 45min do 1ºT. Ednei, aos 30min, e Bismark, aos 40min do 2ºT (ABC); Alison, aos 48min do 1ºT. Mancini, aos 20min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Rafael Miranda, aos 20min, Suéliton, aos 41min, Marcílio, aos 47min do 1ºT (ABC); Mancini, aos 47min do 1ºT. Walber, aos 3min, Tony, aos 20min, Leandro Guerreiro, aos 38min do 2ºT (AME)
Motivo: 31ª rodada da Série B
Estádio: Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: sábado, 17 de outubro de 2015
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Neuza Inês Back (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
Pagantes: 2.356
Presentes: 3.259
Renda: R$ 29.695,00

Tags: interiormg serieb futnacional abcrn américa coelho