América
None

AMÉRICA

Givanildo pé de coelho

Rei do Acesso, técnico do Coelho amplia seu histórico com a volta do time à Série A

postado em 23/11/2015 10:00 / atualizado em 23/11/2015 19:00

RAMON LISBOA / EM DA PRESS
Conhecido como Rei do Acesso, o técnico Givanildo Oliveira ampliou seu cartel com o retorno do América para a Série A de 2016. Coincidência ou não, metade dos acessos que conseguiu na carreira foi com o Coelho e o mais recente reforça ainda mais sua ligação com o clube mineiro. “Claro que tenho de agradecer ao América também. Quero que me tenham como têm hoje, mas sei que é dificil, porque torcedor é apaixonado. Quando você não ganha, vai escutar xingamento, é natural no futebol”, comenta o treinador.

Esse sexto acesso já poderia ter sido alcançado no ano passado, quando o clube foi punido com a perda de seis pontos pela escalação irregular de um jogador. Para Givanildo, a conquista deste ano não é uma resposta ao que ocorreu na temporada passada, até porque ele admite também que faltou algo mais dentro de campo: “Nós tivemos um erro, que foi empatar com o Icasa. Tínhamos que ter ganhado esse jogo. Claro que tinha o erro de papelada, documentação e a perda dos pontos no tapetão. Ficamos chateados, mas este ano, pelo que fizemos, merecíamos sim”.

Nos dois acessos anteriores com o América, Givanildo também foi campeão. Agora, o título não veio, mas para o treinador isso não faz diferença. “Para mim, ter esses acessos é importante. A diferença para o de 1997 é que fomos campeões, mas a fórmula era diferente. Agora são quatro que sobem, e o quarto lugar é o mesmo que ser campeão. Levamos o América a uma primeira divisão”, avalia o treinador.

Ao avaliar a campanha na Série B, o técnico americano reconhece que houve momentos difíceis e que o grupo de jogadores foi decisivo para o êxito. “Esse grupo é alegre. Enfrentamos adversários muito difíceis. Estão de parabéns e quero agradecer a eles de coração”, afirma. “O grupo engrenou. Tivemos momentos ruins (como as derrotas para Luverdense e Bragantino no Independência) e depois o time voltou a jogar bem. Foi uma dificuldade grande. Estão de parabéns jogadores, direção, nosso presidente. É difícil levar time para a Série A”, conclui o técnico.

FOLGA

Os jogadores ganharam folga até quarta-feira à tarde, quando se reapresentam no CT Lanna Drumond. A despedida da Série B será sábado, contra o campeão Botafogo, no Engenhão. Dois jogadores estão suspensos dessa partida: o zagueiro Alison e o atacante Richarlison, que foram expulsos no empate por 1 a 1 com o Ceará, sábado, no Independência.

OS ACESSOS DELE
1997 - América Série B para a A*
2001 - Paysandu Série B para a A*
2005 - Santa Cruz Série B para a A
2006 - Sport Série B para a A
2009 - América Série C para a B*
2015 - América Série B para a A

* Como campeão

Tags: americamg seriea serieb américa interiormg Givanildo Oliveira