América
None

SÉRIE A

Aproveitamento do América no Brasileiro piora depois da chegada de Sérgio Vieira ao clube

Antes dele assumir, time tinha uma vitória, dois empates e três derrotas

postado em 30/06/2016 13:30 / atualizado em 30/06/2016 19:51

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.
Depois da derrota por 2 a 0 para o Corinthians na quarta-feira, no Independência, pela 12ª rodada do Brasileiro, o técnico Sérgio Vieira passou a ter com o América um aproveitamento mais baixo do que o time tinha quando ele assumiu o cargo na sexta rodada. Até o momento, o treinador acumula apenas uma vitória e cinco derrotas. Um aproveitamento de 16,66%. Número inferior aos 27,7% que a equipe possuía até sua chegada, com três derrotas, dois empates e uma vitória.

Porém, é válido ressaltar que esse triunfo foi conquistado sob o comando do auxiliar técnico Cláudio Prates, na sexta rodada, quando assumiu o time como técnico interino depois da demissão do então treinador Givanildo Oliveira, e venceu o Figueirense por 1 a 0, no Independência. Por isso, apesar do aproveitamento ruim, Sérgio Vieira ainda tem números melhores do que os do antigo treinador, que em cinco jogos perdeu três, empatou dois, chegando apenas a 13,33% de aproveitamento. Somando-se todas as 12 rodadas, o aproveitamento atual do Coelho é de 22,2%.

Para Sérgio Vieira, as razões para os últimos resultados ruins não têm relação com o esquema tático estabelecido por ele. O português destaca que o Coelho tem pecado por falhas individuais, mas acredita que a fase ruim será superada em breve.

“Se a gente tivesse, nesse dois jogos, sofrido pressão grande do adversário, se tivéssemos sofrido massacre, poderíamos dizer que a equipe esteve desorganizada. As situações estão aí para serem avaliadas. Tentamos estar coletivamente organizados, mas acontecem falhas Individuais. Acredito que é pelo momento, que não é para todos. É momento para quem consegue levantar a cabeça e seguir trabalhando. O mais importante é que a gente acredite no caminho. Não estamos sendo eficazes em termos ofensivos, mas temos de acreditar que as coisas vão mudar em algum momento”, avaliou o treinador após a derrota para o Corinthians.

O treinador ainda destacou que tem conversado com os jogadores que, abalados pelo momento ruim do América, possam ter caído de produção. “Disse aos jogadores que estes momentos que atravessamos, os momentos negativos, de derrotas, não são todas as pessoas que conseguem aguentar. Temos de ter muito caráter, muita personalidade, entender que é um momento muito negativo. Mas é mais um momento de superação. Não adianta ficar no desespero. Temos de continuar trabalhando e acreditar que as coisas vão mudar”, completou.

Outro motivo para a péssima campanha que o Coelho faz na Série A do Brasileiro seria a falta de reforços à altura da disputa da elite nacional. O técnico destaca a necessidade de novas peças, mas reconhece que existem fatores adversos para que o América consiga esses tão necessários reforços.

“Temos de entender que neste momento é complicado. O momento do mercado é difícil. Tentamos encontrar soluções de qualidade, mesmo com limitações financeiras e pelo momento que a gente atravessa. É difícil encontrar soluções que nos agreguem qualidade. Era mais fácil trazer 10 e chegar à conclusão que também não servem. Temos de trazer jogadores que venham para agregar, não que venham para dar mais despesas. Temos de continuar a trabalhar para achar mais soluções", disse Sérgio Vieira.

O próximo compromisso do América é contra o Atlético Paranaense, às 18h30 deste sábado, na Arena da Baixada.

Confira os resultados do América sob o comando de Sérgio Vieira:

7ª Rodada - Internacional 3 x 1 América - Estádio Beira-Rio
8ª Rodada - Botafogo 3 x 1 América - Estádio Raulino de Oliveira
9ª Rodada - América 2 x 1 Coritiba - Estádio Independência
10ª Rodada - Palmeiras 2 x 0 - América - Arena Palmeiras
11ª Rodada - América 0 x 1 Atlético - Estádio Independência
12ª Rodada - América 0 x 2 Corinthians - Estádio Independência

Tags: america sergio brasileiro seriea seriea2016