América
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em martírio, América é batido pelo Fluminense em Cariacica e volta a perder após três jogos

Gol de Henrique Dourado mantém Coelho atolado na última colocação do Brasileiro

postado em 14/08/2016 12:55 / atualizado em 14/08/2016 14:15

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Em batalha para escapar do rebaixamento, América teve sequência positiva quebrada pelo Fluminense, na manhã deste domingo, pelo rodada de abertura do returno do Campeonato Brasileiro. Com estratégia defensiva, o Coelho dificultou as investidas do Tricolor durante a partida no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, mas pagou pela ineficiência no ataque e acabou derrotado por 1 a 0. O gol foi marcado por Henrique Dourado, em bela finalização de primeira, a 1 minuto do segundo tempo.

Com o resultado, o time mineiro volta a perder após três jogos e segue na lanterna da Série A. Nas rodadas anteriores, o América mostrou reação depois de sete derrotas seguidas e conseguiu empates com Grêmio e Sport, além de triunfo sobre o Santos. A equipe de Enderson Moreira – terceiro treinador a assumir o cargo no campeonato - soma apenas 13 pontos em 20 partidas disputadas. Já o Flu chega a 28 pontos, na 9ª colocação, antes da conclusão da 20ª rodada.

Na próxima rodada do Brasileirão, o América enfrenta a Chapecoense. O jogo está marcado para a sexta-feira que vem, às 21h30, no Independência, onde o Coelho conseguiu as únicas três vitórias na competição. O Fluminense, de Levir Culpi, visita o Santa Cruz no Arruda, em Pernambuco, no sábado.



Flu domina primeiro tempo e tem gol anulado


O Fluminense dominou a partida no primeiro tempo, com ampla vantagem na posse de bola, e pressionou bastante o América. No entanto, o time mineiro apostou em estratégia cautelosa, se manteve firme na marcação, conseguiu boas roubadas de bolas no meio-campo e dificultou as investidas adversárias. Osman e Matheuzinho participaram de boas jogadas em velocidade, mas não tiveram êxito nas conclusões. Também com dificuldade para finalizar a gol, o Tricolor teve os melhores lances criados por Gustavo Scarpa.

Aos 23 minutos, o meia do Flu protagonizou belo lance em Cariacica. Ele partiu em contra-ataque, viu o goleiro João Ricardo adiantado e, do meio-campo, arriscou o gol por cobertura. A bola, porém, saiu à esquerda do gol. Quatro minutos depois, outra boa jogada de Scarpa, que avançou bem pela ponta direita e cruzou na área. Henrique Dourado aproveitou, se antecipou a Alison e tocou de cabeça no canto. João Ricardo saltou e fez ótima defesa, espalmando para o lado esquerdo. No rebote, a zaga americana conseguiu afastar o perigo.

O América ameaçou o Fluminense pela primeira vez apenas aos 41 minutos, em chute de Jonas, defendido por Diego Cavalieri. Nos instantes finais da etapa, o Fluminense teve um gol anulado. Gustavo Scarpa, novamente, levantou a bola para a grande área com precisão, e Wellington completou para a rede. A arbitragem assinalou impedimento do atacante, mas quem estava em posição irregular no lance era Henrique Dourado, que não participou da jogada.

Dourado decreta revés americano

Após reclamação do gol anulado, o Fluminense partiu com tudo no início do segundo tempo e abriu o placar logo no primeiro minuto. Livre pela esquerda. William Matheus recebeu lançamento de Scarpa e cruzou Henrique Dourado, na área. A bola veio a meia altura, o centroavante arriscou o chute de primeira e acertou o canto direito de João Ricardo, marcando belo gol: 1 a 0.

O América não teve outra alternativa além de abrir em campo. A equipe conseguiu finalizações de fora da área sem grande perigo, como na falta cobrada por Danilo Barcelos, desviada a escanteio por Cavalieri. Aos 15 minutos, o técnico Enderson Moreira resolveu alterar o ataque e colocou Sávio no lugar de Matheusinho. Pouco depois, entrou Diego Lopes na vaga de Michael, no meio de campo.

Apesar das alterações, o Coelho seguiu inoperante e sem criatividade e quase levou o segundo gol aos 29 minutos, depois de erro da zaga na saída de bola. Wellington lançou Henrique Dourado, que invadiu a área e, cara a cara com João Ricardo, perdeu chance incrível, mandando à esquerda da meta. O América só voltou a assustar aos 38min, em cobrança de escanteio batida fechada por Danilo Barcelos. O time americano foi para frente até o fim do jogo, mas o Fluminense não deu espaços e garantiu a vitória no Espírito Santo.

FLUMINENSE 1 X 0 AMÉRICA

FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Renato Chaves e William Matheus; Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa (Danilinho); Wellington, Marcos Júnior (Marquinho) e Henrique Dourado (Samuel). Técnico: Levir Culpi.

AMÉRICA -  João Ricardo; Jonas, Sueliton, Alison e Danilo; Claudinei (Danilo Dias), Juninho, Pablo e Osman; Matheusinho (Sávio) e Michael (Diego Lopes). Técnico: Enderson Moreira.

GOL - Henrique Dourado, a um minuto do segundo tempo.
ÁRBITRO - Diego Almeida Real (RS).
CARTÕES AMARELOS - João Ricardo, Sueliton, Danilo, Juninho, Jonas (América); Cícero e Marcos Júnior (Flu)
PÚBLICO - 6.775 (presente) 5.885 (pagante)
RENDA - R$ 353.520
LOCAL - Kleber Andrade, em Cariacica (ES)

Tags: seriea américa fluminenserj campeonato brasileiro