América
None

PRIMEIRA LIGA

Com elenco reformulado, América recebe o Ceará em estreia na temporada

Coelho mudou maior parte do elenco depois da queda na Série A em 2016

postado em 26/01/2017 07:00 / atualizado em 25/01/2017 23:09

Mourão Panda/América
O América inicia sua caminhada na temporada 2017, nesta quinta-feira. Depois de uma reformulação quase completa no grupo que terminou 2016 rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o Coelho estreia neste ano tentando recuperar suas forças e espantar os fantasmas das más-atuações na elite do futebol nacional. Às 19h15, a equipe comandada por Enderson Moreira enfrenta o Ceará, no Independência, em duelo válido pela Primeira Liga.

O elenco alviverde trabalhou durante 21 dias no CT Lanna Drumond para que o treinador montasse um novo time e implantasse uma forma de jogo. Com algumas peças remanescentes, muitos garotos da base e contratações, o Coelho tomou formas durante a pré-temporada e venceu os dois jogos-treinos que disputou - Ideal, por 6 a 0, e Betinense, por 2 a 0.

Nos treinamentos, o comandante utiliza um sistema com um meio-campo encorpado. Para uma saída rápida para o jogo, o time parece se armar com três zagueiros. Enderson Moreira, no entanto, diz que é somente uma estratégia e que não tem ligação com o esquema 3-5-2. “É uma posição de um jogador que vem um pouco para trás na saída de bola, para ajudar na articulação. Mas não tem relação com o antigo 3-5-2. É uma formatação um pouco diferente”, apontou.

Enderson também revelou que a escalação do Coelho já está pronta e só será modificada em caso de veto a algum atleta. O time base do América para a estreia na temporada tem João Ricardo; Alex Silva, Rafael Silva, Renato Justi e Ernandes; Gustavo Blanco, Tony, Auro e Gérson Magrão; Matheusinho e Hugo Almeida. “É o time que tem treinado. A única coisa que sempre deixamos em aberto é se tiver algum problema de última hora, mas é basicamente o time que treinou agora”, afirmou.

O comandante americano prevê uma partida complicada contra o Ceará, que já fez duas partidas pelo Estadual e, segundo Enderson, está mais adiantado em termos de ritmo de jogo. “Esse jogo será muito difícil. O Ceará tem uma ótima equipe e um grande treinador. É uma equipe rápida, com uma transição da defesa para o ataque extremamente interessante. (…) Já vem para o seu terceiro jogo na temporada e isso acaba sendo uma vantagem para eles. Estão mais em ritmo de competição, mas esperamos fazer um bom jogo.”

Ceará

Embora adiantado em relação ao América, o Ceará encontra-se pressionado neste início de temporada. Apesar de o Estadual ainda estar no início, o clube alvinegro vem de derrota no clássico contra o Fortaleza. O revés deixou o Vozão em oitavo lugar na tabela, com três pontos – o Leão está em primeiro, com um jogo a mais e sete pontos.

AMÉRICA X CEARÁ

América
João Ricardo; Alex Silva, Rafael Silva, Renato Justi e Ernandes; Gustavo Blanco, Tony, Auro e Gérson Magrão; Matheusinho (Mike) e Hugo Almeida
Técnico: Enderson Moreira

Ceará
Éverson; Cametá, Rafael Pereira, Sandro e Lucas; Jackson Caucaia, Richardson e Felipe Menezes; Lelê, Douglas Baggio e Magno Alves
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Motivo: 1ª rodada da Primeira Liga
Estádio: Estádio Independência, Belo Horizonte
Data: 26 de janeiro (quinta-feira), às 19h15
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (SC) e Eli Sviderski (SC)

Tags: horto independencia temporada estreia cearace primeiraliga coelho américa