América
None

PRIMEIRA LIGA

América cria pouco, perde para o Grêmio e é eliminado na Primeira Liga

Coelho ficou na última colocação do Grupo B, com um ponto em três jogos

postado em 05/04/2017 21:49 / atualizado em 05/04/2017 23:47

JEFERSON GUAREZE/AGIF/ESTADAO CONTEUDO

O América foi derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em jogo atrasado válido pela segunda rodada da Primeira Liga. O resultado eliminou o time mineiro - que ficou na última colocação do Grupo B, com um ponto - e classificou os gaúchos às quartas de final da competição.

Com o Coelho ineficiente no campo de ataque e acuado na defesa, o Grêmio fez triangulações à frente da área americana durante toda a partida e, em um desses lances, Éverton acertou belo chute no ângulo esquerdo do goleiro João Ricardo, dando a vitória e a classificação ao tricolor gaúcho. Com o resultado, o América foi eliminado da Primeira Liga sem marcar um gol sequer na competição.

 

No próximo domingo, o América recebe o Villa Nova, no Independência, às 16h, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Garantido nas semifinais da competição, o Coelho jogará para definir seu adversário no mata-mata. Caso vença, a equipe alviverde permanecerá na 3ª colocação e enfrentará o Cruzeiro. Se perder para o time de Nova Lima e a URT vencer o Tombense, o Coelho terá o Atlético como adversário.

O jogo

A partida começou com o América bem na marcação, anulando as investidas do Grêmio, sobretudo pelos lados do campo, com Fernandinho pela direita e Éverton pela esquerda. Porém, no ataque, o time de Enderson Moreira, desde o ínicio, teve muitas dificuldades para criar jogadas.


No decorrer da primeira etapa, a marcação alviverde afrouxou e, ainda sem conseguir criar jogadas ofensivas, o Coelho permitiu que o tricolor frequentasse mais o campo de ataque. Desde então, o Grêmio começou a acuar a equipe alviverde na defesa, mas sem criar grandes oportunidades de gol. No lance mais perigoso, Fernandinho colocou Lucas Barrios cara a cara com João Ricardo, mas o atacante paraguaio tentou passe no meio da área, facilitando o corte da defesa alviverde.

Enquanto o América errava passes em excesso, o Grêmio rondava a área do Coelho com tentativas de triangulação. Em uma uma dessas jogadas, aos 45 minutos, Arthur achou Éverton na entrada da grande área e o atacante acertou um belo chute no ângulo esquerdo de João Ricardo, abrindo o placar na Arena do Grêmio: 1 a 0.

O América voltou para o segundo tempo com a mesma formação e jogando da mesma maneira que terminou a primeira etapa: errando muitos passes e acuado no campo de defesa.

Enderson Moreira tentou mudar o cenário do jogo no decorrer da segunda etapa, mas as entradas de Matheusinho e Rubens nas vagas de Felipe Amorim e Gustavo Blanco, respectivamente, não fizeram com que o Coelho criasse chances claras de gol.

O jogo estava brigado no meio-campo, sem que os goleiros precisassem trabalhar. O América, sem criar, começou a levantar muitas bolas na área de Bruno Grassi, mas sem efetividade. Em uma dessas jogadas, no entanto, Matheusinho brigou pela bola, ela sobrou para Ernandes e o lateral-esquerdo alviverde reclamou de pênalti, alegando ter sido atingido com um chute no rosto.

Os acréscimos da partida foram marcados por confusão entre os jogadores e a comissão técnica dos dois clubes. Após o América colocar a bola para fora de campo para Ernandes receber atendimento médico, o uruguaio Maxi Rodríguez não devolveu a bola ao Coelho. Irritados com a situação, os jogadores do time mineiro fizeram a falta no atleta e reclamaram que não houve fair-play. O clima esquentou, e o jogo terminou com Rodríguez e Alex Silva expulsos de campo.

 

GRÊMIO 1 X 0 AMÉRICA

Grêmio: Bruno Grassi; Leonardo Gomes (Wallace Oliveira, aos 43min do 1ºT) , Bressan, Bruno Rodrigo e Bruno Cortez; Arthur, Jaílson, Fernandinho, Everton, Gastón Fernandez (Lincoln, aos 24min do 2ºT) e Lucas Barrios (Maxi Rodriguez, aos 34min do 2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

América: João Ricardo, Auro, Messias, Rafael Lima e Ernandes; Juninho, Christian (Alex Silva, aos 23min do 2ºT), Gustavo Blanco (Rubens, aos 31min do 2ºT) e Renan Oliveira, Mike e Felipe Amorim (Matheusinho, aos 23min do 2ºT). Técnico: Enderson Moreira

Gol: Éverton, aos 45 minutos do 1ºT (GRE)

Cartões vermelhos: Máxi Rodriguez (GRE) e Alex Silva (AME), aos 47min do 2ºT

Motivo: 2ª rodada da Primeira Liga
Data e hora: 5 de abril (quarta-feira), às 19h30
Local: Arena Grêmio
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Fabiano Coelho da Silva (SC)

Tags: futnacional gremiors primeiraliga interiormg américa americamg