América
None

AMÉRICA

Com apenas um lateral-direito, América revela conversa com Ceará, ex-Cruzeiro

Atualmente, Norberto é o único jogador da função no elenco americano

postado em 09/08/2017 16:29 / atualizado em 09/08/2017 18:21

Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Em busca de um lateral-direito para a sequência da Série B, o América conversou com um velho conhecido do futebol mineiro. Trata-se de Ceará, de 37 anos, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014. Ele está sem clube desde junho, quando deixou o Internacional, e chegaria ao time mineiro para disputar posição com Norberto, único jogador de ofício da função no time alviverde, que lidera o campeonato com 36 pontos em 19 rodadas.

Em entrevista ao Superesportes, Alencar da Silveira Júnior, presidente do conselho de administração do Coelho, confirmou a conversa com o jogador. "Tivemos uma conversa inicial com ele, mas não há nada ainda. Dependemos de avaliação médica e técnica", afirmou.

A lateral direita tem dado dor de cabeça ao técnico Enderson Moreira nesta Série B. Quando Norberto não joga, seja por lesão ou suspensão, o comandante alviverde tem sido obrigado a improvisar na função. Só nesta competição nacional, ele já utilizou os volantes Christian e Juninho pelo lado direito da defesa. No treinamento dessa terça-feira, inclusive, o meio-campista Zé Ricardo foi testado na função.

O possível acerto com Ceará seria facilitado pelo fato de o atleta ter residência em Belo Horizonte – morou por três anos e meio na capital mineira quando defendeu o Cruzeiro. Considerado um atleta de muita experiência e liderança, o lateral-direito poderia trilhar no Lanna Drumond caminho semelhante ao do volante Leandro Guerreiro, que se aposentou aos 38 anos depois de passar três temporadas consecutivas no Coelho (2014 a 2016).

Carreira

Revelado na base do Gama, em 1999, Ceará se destacou no clube brasiliense e naquele mesmo ano foi negociado com o Santos, onde não se firmou. Em seguida, passou sem sucesso por Portuguesa Santista-SP, São José-SP, Santa Cruz e Botafogo-SP, até se destacar no São Caetano-SP, em 2004, e ser negociado com o Internacional.

Foi exatamente aí que a carreira de Ceará decolou. No clube gaúcho, o lateral-direito conquistou a Libertadores e o Campeonato Mundial de 2006. Ele ficou no Colorado até agosto de 2007, até ser negociado com o Paris Saint-Germain. Em cinco anos na Europa, conquistou a Copa da Liga Francesa, a Copa da França e uma Supercopa.

Ceará chegou ao Cruzeiro no segundo semestre de 2012 para reforçar a equipe que terminou o Brasileiro na nona colocação. No ano seguinte,  foi titular e peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Em 2014, também fez parte do elenco que conquistou o bicampeonato nacional, tendo atuado em 17 partidas.

O lateral-direito deixou o Cruzeiro no fim de 2015, para retornar ao Coritiba, onde permaneceu até agosto de 2016, quando transferiu-se ao Internacional. O Colorado encerrou a temporada sendo rebaixado à Série B do Brasileiro pela primeira vez na história.

Em 2017, Ceará disputou apenas três partidas com a camisa do Inter. A última delas no dia 20 de junho, no empate em 0 a 0 contra o Paraná, no Beira-Rio, pela nona rodada da Série B. Uma semana depois, rescindiu contrato com o clube gaúcho.

Tags: mercadobola cruzeiroec internacionalrs futnacional francesfut