América
None

AMÉRICA

Matemático projeta acesso do América e aponta equilíbrio na disputa da Série B

Tristão Garcia afirma que o Coelho tem 87% de chances de chegar à Série A

postado em 12/09/2017 12:20 / atualizado em 12/09/2017 13:16

Mourão Panda/América
Faltando 14 rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, a disputa pelo título está cada vez mais equilibrada entre América e Internacional. Por outro lado, as chances de acesso dos dois times para a elite do futebol nacional está cada vez mais próxima. É o que garante o especialista em probabilidades de futebol, Tristão Garcia.

Consultado pelo Superesportes na manhã desta terça-feira, o matemático analisou as chances de título dos três primeiros colocados da Série B: América, Internacional e Vila Nova. O Coelho, líder da competição com 44 pontos, tem 40% de chances de findar o torneio no topo da tabela. Já o Colorado, vice-líder com 42 pontos, aparece com 31% de chances de levantar o caneco, enquanto o Tigre, terceiro colocado com 39 pontos, tem 10% de probabilidade para ser campeão.

Tristão Garcia projetou 74 pontos para o campeão, podendo ser até um pouco menos - 73 pontos. Para alcançar o objetivo (74 pontos), o América precisa vencer nove partidas e empatar outras duas, em 15 jogos.

Já em relação ao retorno do América e Internacional para a Série A, não há tanto equilíbrio, pelo menos para os dois. Tristão Garcia, por meio do site Infobola, publicou que o Coelho tem 87% de chances de acesso, enquanto o Colorado aparece com 82%. A disputa maior está entre o terceiro colocado Vila Nova, com 56%, na frente do último integrante do G4 Ceará, com 42%. A lista fecha com o quinto colocado Paraná, com 41%.

O América entrou no G-4 na 11ª rodada, após vencer o Brasil de Pelotas por 3 a 0. Desde então, não deixou mais de figurar entre os quatro primeiros colocados da Série B. Atualmente, tem 44 pontos, sete a mais que o Paraná. Tristão disse que uma campanha com 64 pontos garante o acesso à Série A. Nesse caso, o Coelho precisaria buscar seis vitórias e dois empates nos 15 jogos que restam.

Na última sexta-feira, o América recuperou a liderança da Série B ao vencer o Paysandu, em Belém do Pará, por 1 a 0. O Coelho contou, também com o tropeço do Internacional, contra o Juventude, por 2 a 1, no dia seguinte. Na próxima rodada, o América tem mais um duelo complicado fora de casa, desta vez, contra o Ceará, no Castelão, às 21h30 da próxima sexta-feira. Já o Inter recebe o Figueirense, no Beira-Rio, às 16h30 de sábado.

Tags: futnacional serieb internacionalrs americamg