Chape
None

COPA LIBERTADORES

Chapecoense perde pontos por escalação irregular e está fora da Copa Libertadores

Clube catarinense perdeu pontos da vitória sobre o Lanús

postado em 23/05/2017 16:42 / atualizado em 23/05/2017 16:57

AFP / Eitan ABRAMOVICH

A Chapecoense não conseguiu se livrar da possível eliminação na fase de grupos da Libertadores por conta da escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio diante do Lanús da Argentina. Após apresentar sua defesa presencialmente na Conmebol, a equipe catarinense não conseguiu provar sua inocência à entidade e teve seus três pontos retirados e dados ao rival argentino nesta terça-feira. Com isso, não há mais chances matemáticas de o clube avançar no torneio continental.

Com a vitória na Argentina por 2 a 1, a Chapecoense foi a sete pontos e se manteve viva na luta pela classificação às oitavas de final da Libertadores. No entanto, o resultado da partida foi anulado, e a Conmebol resolveu repassar os três pontos da vitória ao Lanús, estabelecendo um placar fantasia de 3 a 0 a favor dos argentinos.

Apesar do julgamento da Conmebol, a Chapecoense poderá recorrer em sete dias ao Comitê de Apelações da entidade. O clube corre contra o tempo, já que o sorteio que definirá os duelos da próxima fase da Libertadores acontece no dia 7 de junho, na cidade paraguaia de Luque.

A decisão da Conmebol também pode afetar o desempenho técnico do time de Vágner Mancini, que entra em campo nesta terça-feira contra o Zulia, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, um tanto quanto desmotivado. A partida será às 19h30 (de Brasília), na Arena Condá.

Entenda o caso


Enfrentando o Lanús pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, a Chapecoense foi a campo com o zagueiro Luiz Otávio, que havia sido expulso na rodada anterior, contra o Nacional, do Uruguai. Entre essas duas partidas a equipe catarinense disputou a Recopa Sul-Americana contra o Atlético Nacional e não acionou o defensor, acreditando que ele teria que cumprir sua suspensão automática já no duelo com os colombianos.

Alegando não ter sido notificada da punição de três jogos, a Chapecoense só recebeu a informação minutos antes da partida contra o Lanús, quando o delegado do jogo avisou que o zagueiro Luiz Otávio não poderia jogar. Sem confiar na autoridade da Conmebol, o clube bancou a presença do defensor, que acabou marcando o gol da vitória da Chape na Argentina.

Diferentemente do que é feito em julgamentos desportivos no Brasil, a Conmebol exigiu que o jurídico da Chapecoense protocolasse uma defesa e a enviasse por e-mail. Posteriormente, os advogados do clube catarinense até conseguiram que uma audiência presencial acontecesse. Porém, o encontro não foi o suficiente para que a situação fosse revertida.

Tags: santossp palmeirassp atleticopr botafogorj gremiors flamengorj atleticomg eliminada libertadores2017 chapeco