Atlético
None

ATLÉTICO

Encaixe perfeito no meio

Rafael Carioca conquista espaço e deve ser confirmado como substituto de Josué

postado em 21/11/2014 09:54 / atualizado em 21/11/2014 14:22

Roger Dias /Estado de Minas

Euler Junior/EM/D.A Press

Em sete anos como jogador profissional, o volante Rafael Carioca passou por três clubes sem ter a proeza de obter um título sequer no currículo. No Atlético, ele poderá quebrar a escrita negativa aos 25 anos e dar mais um passo para o crescimento na carreira. Depois de atuação tecnicamente impecável na goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, no Independência, o jogador passou de mero figurante no banco de reservas a principal opção para substituir o suspenso Josué no clássico diante do Cruzeiro, na quarta-feira, que vale a conquista inédita da Copa do Brasil. Ele ganhou confiança e prestígio com o técnico Levir Culpi.


No entanto, o jogador acredita que precisa evoluir em ritmo de jogo e chegar ao nível dos demais. Ele ficou longo tempo no departamento médico se recuperando de estiramento na coxa esquerda e só retornou há 15 dias. Terá mais cinco para se preparar e possivelmente se encaixar de vez no esquema do treinador. Embora não tenha apontado o substituto de Josué, o técnico admite adotar a estratégia de marcação aliada à saída com mais qualidade no Gigante da Pampulha, contra um adversário mais técnico e com boas opções ofensivas. Por isso, Rafael seria a alternativa mais viável.


“Clássico com o Cruzeiro é um jogo à parte. É um jogo falado durante 24 horas em Belo Horizonte e nas ruas. Minha contribuição é passar um pouco de tranquilidade à equipe e melhorar a posse de bola, mas não há muita diferença entre o meu papel e o dos demais volantes. Qualquer um pode jogar e manter o ritmo”, afirmou o jogador, que atuará pela primeira vez contra a Raposa. Na vitória por 3 a 2, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, o atleta estava machucado e, na semana passada, ficou no banco de reservas.


Dentro do planejamento da comissão técnica, Rafael Carioca até poderia ser usado contra o Internacional, amanhã, em Porto Alegre, pelo Brasileiro. A tendência é de que os principais titulares sejam poupados para que ganhem energia para o clássico. No entanto, ele estaria nos planos justamente porque ainda necessita de evolução na parte física. Quando chegou ao Galo, o atleta demorou um tempo para se readaptar ao futebol brasileiro, já que passou cinco anos no Spartak Moscou (Rússia), e, quando ganhava forma, se contundiu. Com Rafael em campo, o Galo só perdeu um jogo, justamente para o Flamengo (2 a 1), no turno do Brasileiro, no Maracanã. Ele esteve presente em 10 partidas e não marcou gols.

Depois da vitória expressiva sobre o Fla, Levir não poupou elogios ao volante: “Ele demonstrou que tem qualidade técnica. Se comportou bem e o time melhorou muito a posse de bola. O toque de bola está rápido, sempre buscando o gol. A equipe que joga desta maneira merece o resultado positivo”. Para o meio-campista, a união do grupo tem feito a diferença: “O segredo é todos atacarem e defenderem. Em dois jogos, estávamos quase fora da Copa do Brasil, mas conseguimos reverter. O empenho de todos está sendo legal, o clima é esse”.

 

O lateral-direito Marcos Rocha afirma que o comportamento em campo sob o comando de Levir tem semelhanças com o que conquistou a Libertadores no ano passado: “O time é parecido com o do Cuca. Contra o Flamengo, a equipe se manteve ofensiva, jogando junta, tocando e impondo o contra-ataque. É bastante parecido com o trabalho do Cuca. Levir dá liberdade para atacar, mas pede para a gente se posicionar bem atrás”.

Ele em campo
Data Placar/Adversário Competição
17/8 2 x 2 Figueirense Brasileiro
20/8 1 x 2 Flamengo Brasileiro
23/8 1 x 0 Internacional Brasileiro
27/8 1 x 0 Palmeiras Copa do Brasil
31/8 0 x 0 Coritiba Brasileiro
4/9 2 x 0 Palmeiras Copa do Brasil
7/9 1 x 0 Botafogo Brasileiro
9/11 2 x 0 Palmeiras Brasileiro
16/11 1 x 1 Figueirense Brasileiro
19/11 4 x 0 Flamengo Brasileiro