Atlético
None

ATLÉTICO

Fora do padrão: palco do próximo jogo do Galo é alvo antigo de reclamações de Levir Culpi

Atlético vai ao Serra Dourada para enfrentar o Goiás no domingo

postado em 03/08/2015 14:17 / atualizado em 03/08/2015 14:37

Site oficial do Serra Dourada
O Atlético retoma os trabalhos nesta segunda-feira e terá na cabeça a partida do próximo domingo, às 16h, contra o Goiás, no estádio Serra Dourada. Além do adversário, que luta contra o rebaixamento, o líder Galo terá outra preocupação para cuidar: as dimensões do gramado fora do padrão da Fifa em Goiânia.

As críticas ao tamanho do campo do Serra Dourada são antigas nas declarações do técnico Levir Culpi. O treinador vê mais risco de lesões no local e já mostrou indignação pelo fato de os dirigentes e organizadores do Campeonato Brasileiro não conseguirem padronizar o tamanho de todos os estádios da competição.

“Alguém conhece alguma quadra de vôlei maior que a outra? Uma quadra de basquete maior que a outra? Só existe isso no futebol brasileiro. Se é padrão Fifa é jogar 105m por 68m, porque jogar em um campo 110m por 75m. isso favorece contusões. É uma medida simples de tomar. Não tem ninguém fora da lei, mas fora da razão", disse o treinador no ano passado, após o Alvinegro vencer os goianos por 3 a 2.

O tipo de grama do Serra Dourada é o mesmo do Independência e dos principais estádios brasileiros, fato que pode melhorar a adaptação do time alvinegro. Porém, ele tem 10 metros a mais de comprimento e sete a mais de largura.

Em BH, por exemplo, o Mineirão e o Independência, com estruturas físicas completamente diferentes, têm o tamanho do campo padronizado de acordo com a Fifa: 105m por 68m. O Serra Dourada será só mais um obstáculo no caminho do Galo, que encara o Esmeraldino na condição de líder do Nacional e com dois pontos de vantagem sobre o Corinthians, que enfrenta o São Paulo no Morumbi.

Veja as características do Serra Dourada (site oficial do estádio):

- Dimensão do gramado:
110 x 75m – Campo de jogo
118 x 80m – Todo gramado
- Tipo de grama: bermuda celebration, nas laterais (onde fica a imprensa) grama sintética e grama esmeralda.
- O corte da grama é feito com intervalo de um dia, independente se tem jogo ou não.
- A drenagem do gramado acontece devido possuir em torno de 10 mil furos verticais que escorre a água para um colchão drenante de brita e areia abaixo do gramado, que escoa através de canos para o fosso.
- O gramado é angulado em 40 cm de queda para as laterais ajudando o escoamento da água da chuva.
- A irrigação é feita por 35 aspersores automáticos e computadorizados conforme a necessidade da grama.
- 2 bancos de reserva para 15 atletas
- Banco para segurança dos árbitros com 12 lugares
- 2 fontes para imprensa que comporta 24 microfones

Tags: atlético galo levir serra dourada mineirao independencia