Atlético
None

SÉRIE A

Desfigurado, Atlético é presa fácil para o Grêmio e leva goleada na estreia de Marcelo Oliveira

Desfalques fazem falta, Galo erra muito e perde por 3 a 0 sob novo comando

postado em 26/05/2016 23:03 / atualizado em 27/05/2016 18:48

Leandro Couri/EM/D.A Press
Marcelo Oliveira se sentiu literalmente em casa, retornando ao clube onde começou a carreira como jogador e deu os primeiros passos como treinador. Mas o reencontro com a torcida foi um tanto amargo. Fragilizado pela ausência de titulares importantes, o Atlético foi presa fácil para o Grêmio e perdeu por 3 a 0, nesta quinta-feira, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Luan (2) e Marcelo Oliveira marcaram para o Tricolor, que voltou a bater o Galo na capital mineira, a exemplo do ano passado.


Sem nada menos que nove jogadores, desfigurado, o Atlético foi totalmente envolvido pelo time gaúcho, que chegou a sete pontos e briga pelas primeiras posições com Santa Cruz e Internacional. Já o Galo, que perdeu a invencibilidade no Brasileiro, parou nos três pontos e ficou embolado na classificação. Apesar do apoio do bom público que compareceu ao Independência, além da motivação pela estreia de novo treinador, velho conhecido, a equipe alvinegra não correspondeu e amargou goleada em casa.

Marcelo Oliveira terá pouco tempo para reestruturar o time, já que o Atlético já joga neste domingo, diante do Vitória, no Barradão, às 16h, em Salvador. A esperança do treinador é contar ao menos com o atacante Robinho, que deverá retornar. Ao contrário dos outros contundidos, que permanecerão fora de ação. O Grêmio, brigando pela liderança, recebe o Coritiba na mesma data, às 18h30, na Arena em Porto Alegre.



O jogo

A tarefa do Atlético de superar os desfalques diante de um time bem organizado taticamente não seria fácil. E o primeiro tempo comprovou isso. Porém, aconteceu o que nenhum torcedor alvinegro esperava: uma goleada tricolor. Sem Patric e com Hyuri, o Galo até começou bem, marcando por pressão e fechando os espaços, estratégia utilizada também pelos visitantes, que ainda perderam nada menos que três jogadores por causa de lesão, com 36min de partida: Fred, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira.

Mas o Grêmio aproveitou bem as brechas para construir placar elástico. Aos 17, depois de boa trama pelo meio, Marcelo Oliveira surgiu na frente de Victor e tocou para as redes: 1 a 0. A situação mudou para o Atlético, que sentiu o gol e passou a ser pressionado pela torcida. O time alvinegro se desorganizou em campo e ficou sem confiança, apesar das perdas do adversário por contusões. Carlos César tinha nítida dificuldade para avançar pela esquerda, enquanto a cobertura dos três volantes era falha e deixava os zagueiros sem proteção.

Os contragolpes foram arma letal do Grêmio, que ampliou em um lance rápido, que originou de uma falta não marcada em Júnior Urso. Luan recebeu na área e tocou no canto esquerdo de Victor, aos 26min: 2 a 0. Foi o suficiente para a torcida perder a paciência de vez. O Galo, sem força ofensiva, ficou mais nervoso, errando passes e facilitando para o adversário. Nos acréscimos, o Tricolor ampliou. Luan dominou na frente de Edcarlos, driblou e tocou na saída de Victor: 3 a 0. Muitas vaias no Independência. “Tomamos o primeiro gol e nos desorganizamos. Eles aproveitaram as oportunidades”, avaliou o zagueiro, eleito um dos 'vilões' em campo pelos torcedores.



Time inofensivo

O Galo voltou a campo com Patric e Capixaba nas vagas de Carlos César e Júnior Urso, respectivamente. Mas as alterações não melhoraram o time, que continuou sem força ofensiva e errando muito. O Grêmio, com larga vantagem, tocava bola de forma eficiente, procurando aumentar o placar. E ainda jogava nas falhas do time alvinegro, cada vez mais nervoso e pressionado pela torcida, que começou a pegar no pé de alguns jogadores, como Edcarlos.

Sem coordenação, o Atlético mostrou valentia e tentou ao menos diminuir. Mas não conseguiu ameaçar o goleiro Marcelo Grohe, que trabalhou em cobrança de falta de Patric e só. A última cartada de Marcelo Oliveira foi Pablo, lançado na vaga de Hyuri, que deixou o campo sob forte vaia. Mesmo com as mudanças, o Galo não ganhou força ofensiva, tocou muitas bolas para os lados e pelo meio, sem eficiência. E ainda deu oportunidade para o Grêmio, que no entanto foi displicente nas jogadas. A torcida até cantou o hino no fim da partida, sem no entanto esconder a decepção com o resultado.

Leandro Couri/EM/D.A Press
ATLÉTICO 0 X 3 GRÊMIO

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Tiago e Carlos César (Patric); Rafael Carioca, Leandro Donizete, Júnior Urso (Capixaba); Clayton, Carlos e Hyuri (Pablo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Fred (Bressan) e Marcelo Oliveira (Marcelo Hermes); Walace, Maicon, Giuliano, Luan, Douglas e Henrique Almeida (Everton)
Técnico: Roger Machado

Motivo: terceira rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos (SP/FIFA) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP/CBF)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Luan, Douglas, Marcelo Hermes (GRE); Patric (ATL)
GOLS: Marcelo Oliveira, 17, Luan, 26 e 48min do 2ºT
Público: 17.426
Renda: R$ 350.900

Tags: seriea gremiors atlético galo independência goleeada técnico torcida treinador brasileiro Marcelo Oliveira