Atlético
None

ATLÉTICO

Após revezamento, Marcelo indica definição de dupla de volantes do Atlético; veja números

Júnior Urso, Rafael Carioca e Leandro Donizete brigam por duas vagas no Galo

postado em 24/06/2016 08:00 / atualizado em 23/06/2016 19:08

Bruno Cantini/Atlético

Nos últimos três jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético teve três duplas de volantes diferentes. Inicialmente, o técnico Marcelo Oliveira manifestou a intenção de adotar um rodízio entre os jogadores da posição. Porém, após o triunfo sobre o Corinthians, nessa quarta-feira, ele indicou que já sabe quem estará em campo nas próximas partidas e não mudará, a não ser por lesões ou suspensões.

“Temos bons volantes. Além dos três citados (Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso), temos Eduardo, Yago e Lucas Cândido. Principalmente os três são volantes de nível muito bom. É uma posição em que se desgasta muito. Daqui a pouco, alguém terá um terceiro amarelo. Conversamos que se o jogador estiver muito cansado, vamos poupar, porque outro poderá substituir à altura. Nesse momento, vai da minha convicção de escalar os dois que serão titulares, até para não criar uma insegurança entre eles”, afirmou Marcelo Oliveira.

Na derrota para o Internacional, Rafael Carioca teve a companhia de Júnior Urso. O camisa 5 se queixou de desgaste muscular e, assim, na goleada sobre a Ponte Preta, Urso jogou ao lado de Leandro Donizete. Já na vitória diante do Corinthians, Carioca reeditou parceria com Donizete.

As estatísticas coletadas pelo Footstats mostram que o Atlético evoluiu no número de desarmes nas últimas três partidas. Urso foi o melhor dos volantes atleticanos nos dois jogos em que esteve em campo. Menos eficiente nas roubadas de bola, Rafael Carioca é o mais preciso em passes. Já Leandro Donizete teve participações decisivas nas vitórias sobre Ponte Preta e Corinthians. Diante do time de Campinas, o camisa 8 marcou um gol e deu assistência para Carlos balançar as redes. Na noite dessa quarta-feira, ele iniciou a jogada do primeiro gol atleticano, ao dar lançamento para Marcos Rocha, que fez cruzamento rasteiro para Fred marcar.

Bruno Cantini/Atlético
Vale lembrar que o Atlético mudou sua estrutura tática nos dois últimos jogos, com a volta de Cazares. Na avaliação de Leandro Donizete, a entrada do meia equatoriana foi fundamental para a organização da equipe e permitir que os volantes não se preocupassem tanto com funções ofensivas.

“O mais importante foi o Cazares voltar, termos um meia. A gente precisava de um meia. Os volantes estavam fazendo papel de meia e de volante. Não tem como, o volante que ficar na frente não vai conseguir voltar. Tomamos muitos gols de contra-ataque, os volantes não estavam ali. Contra a Ponte, nós nos preocupamos mais em marcar, deixamos o Cazares mais livre. Mudou totalmente, demos poucas chances ao adversário”, analisou.

Antes de superar Ponte Preta e Corinthians, o Atlético acumulava sete jogos sem vitórias. A defesa havia sido vazada em todas essas partidas, até conseguir passar ilesa no triunfo sobre o time de Campinas.

Fora do time titular naquele triunfo, Carioca ressaltou que teve problemas físicos. "Meu momento hoje é o mesmo de quando cheguei. Quando a vitória não vem, vem os questionamentos. Começa a ganhar e ninguém fala nada. A lei do futebol sempre foi assim. Sobre o Marcelo ter optado pelo Urso, eu não estava me sentido 100%, estava com dores, vinha de sete jogos direto. Ele falou que ia revezar, mas já disse que tem o time na cabeça. O grupo está aqui para isso, respeito o Urso e o Donizete, mas busco meu espaço. O jogador gosta de se sentir importante. Se ele não se sentir, é hora de buscar novos ares. Estou tranquilo, o Marcelo vai saber qual o melhor time", destacou.

Embora tenha indicado que já sabe quem escalar, Marcelo Oliveira não confirmou quais serão os volantes na partida diante do América, neste domingo, às 11h, no Independência.

Compare os números do Galo e dos volantes nas últimas três rodadas:
Fonte: Footstats

Internacional 2 x 0 Atlético

Time
Desarmes certos 17
Desarmes errados 0
Passes certos 392
Passes errados 47
Faltas cometidas 13

Júnior Urso
Desarmes certos 4
Desarmes errados 0
Passes certos 51
Passes errados 0
Faltas cometidas 2

Rafael Carioca
Desarmes certos 2
Desarmes errados 0
Passes certos 42
Passes errados 0
Faltas cometidas 2

Atlético 3 x 0 Ponte Preta

Time
Desarmes certos 21
Desarmes errados 4
Passes certos 400
Passes errados 34
Faltas cometidas 10

Júnior Urso
Desarmes certos 6
Desarmes errados 0
Passes certos 33
Passes errados 2
Faltas cometidas 0

Leandro Donizete
Desarmes certos 3
Desarmes errados 0
Passes certos 47
Passes errados 3
Faltas cometidas 0

Rafael Carioca (entrou aos 31 minutos do 2º tempo, na vaga de Robinho)
Desarmes certos 0
Desarmes errados 0
Passes certos 15
Passes errados 0
Faltas cometidas 0

Atlético 2 x 1 Corinthians

Time
Desarmes certos 23
Desarmes errados 0
Passes certos 354
Passes errados 42
Faltas cometidas 23

Leandro Donizete
Desarmes certos 5
Desarmes errados 0
Passes certos 40
Passes errados 1
Faltas cometidas 4

Rafael Carioca
Desarmes certos 2
Desarmes errados 0
Passes certos 49
Passes errados 1
Faltas cometidas 1

Tags: atlético volantes carioca urso donizete marcelo oliveira