Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em manhã de reencontros, Atlético desafia eficiência do líder Palmeiras no Allianz Parque

Galo tenta derrubar time comandado por Cuca para se aproximar da ponta da tabela

postado em 23/07/2016 19:00 / atualizado em 23/07/2016 18:50

Bruno Cantini/Atlético

A partida entre Palmeiras e Atlético, neste domingo, às 11h, no Allianz Parque, marcará reencontros entre técnicos e ex-clubes. Comandante atleticano, Marcelo Oliveira enfrentará o time paulista pela primeira vez desde que deixou a equipe pelo qual conquistou a Copa do Brasil. Já o agora palmeirense Cuca terá seu primeiro duelo com o Galo após conduzi-lo ao título da Copa Libertadores.

O reencontro entre Atlético e Cuca acontecerá justamente no dia em que são completados três anos do maior título da história do clube alvinegro. Em entrevista ao Superesportes, o treinador celebrou a coincidência. “Para mim, é uma coincidência muito grande no dia 24 de julho jogar contra o Atlético, bem naquela noite em que ganhamos a Libertadores, que jamais esquecerei. Para mim, é um presente de Deus”, comentou.

Foram exatos 964 dias entre a saída de Cuca e o reencontro neste domingo. Já Marcelo Oliveira e Palmeiras estiveram “distantes” por apenas quatro meses e meio. Demitido em consequência de má campanha na Copa Libertadores, ele garante não guardar mágoas do ex-clube. “A situação é normal, o reencontro com clube que me acolheu bem. Conseguimos um título importante da Copa do Brasil. Não tem problema algum. Não tem mágoa alguma. As trocas de técnico no Brasil acontecem, em média, a cada quatro meses. Fiquei no Palmeiras nove meses. Até que minha média está bem boa”, observou.

Galo desafia força do líder

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras detém 91,6% de aproveitamento como mandante. Invicta, a equipe comanda por Cuca venceu sete jogos em casa e empatou apenas um quando jogou em casa. O ótimo rendimento e a primeira colocação empolgam os torcedores palmeirenses, que rapidamente esgotaram os ingressos para a partida.

Enquanto o Palmeiras é próximo da perfeição nos jogos diante de sua torcida, o Galo venceu apenas uma vez na condição de visitante. O triunfo aconteceu em clássico no Independência, em que o América foi mandante. Como trunfo para encarar o líder do Campeonato Brasileiro, o Galo se apoia no ótimo retrospecto recente, com oito vitórias e um empate nos duelos disputados desde a última derrota para o time paulista, em 2011, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

A esperança do Atlético é de que a manutenção do tabu contra o Palmeiras possa aproximá-lo das primeiras colocações e da briga pelo título. “Diferentemente do torcedor, deveríamos pensar no próximo jogo, mas também vem a conta à cabeça. Ainda há muito campeonato, mesmo se conseguirmos a vitória e nos aproximarmos do Palmeiras. O campeonato é longo, muitas coisas acontecem. O importante é que estejamos firmes para esse jogo”, analisou o técnico Marcelo Oliveira, que terá o meia-atacante Luan de volta, mas no banco de reservas.

Desfalques nos dois lados

Palmeiras e Atlético entrarão em campo com desfalques causados pela Seleção Olímpica. O time alviverde não terá o goleiro Fernando Prass e o atacante Gabriel Jesus, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 10 gols. A meta palmeirense será defendida por Vagner, que fará sua estreia. Já o substituto de Jesus não foi confirmado por Cuca. Erik e Alecsandro, que retorna após cumprir suspensão por doping, disputam a vaga.

O Galo, por sua vez, cedeu o lateral-esquerdo Douglas Santos à Seleção Olímpica. Ele será substituído por Fábio Santos, que estreará com a camisa alvinegra depois de um mês de espera. “Todo jogador que gosta de ter uma sequência. Eu não sou diferente. Ter uma sequência de jogos, neste momento, é o que mais me motiva”, disse o lateral, que poderá substituir Douglas em pelo menos seis partidas durante a disputa dos Jogos Olímpicos.

A entrada de Fábio Santos é uma das três mudanças confirmadas no Atlético. Na zaga, Erazo retornará depois de cumprir suspensão. Já Leandro Donizete, recuperado de lesão muscular que o afastou dos gramados por um mês, voltará a formar dupla de volantes com Rafael Carioca.

No entanto, o Galo pode ter ainda mais alterações. Marcelo Oliveira cogita mudar a formação ofensiva. Na rodada passada, diante do Coritiba, a equipe entrou em campo com Carlos, Maicosuel, Robinho e Fred. Ainda no primeiro tempo, Lucas Pratto substituiu Carlos, que lesionou o tornozelo direito.

Marcelo Oliveira admitiu a intenção de escalar o Atlético de acordo com a formação do Palmeiras e fez suspense sobre quem será o responsável pela armação de jogadas. “É uma dificuldade sim (definir quem será esse jogador). Tenho feito a formação com o Robinho, mas não é função dele. Tentei com o Pratto por trás. Ele pode fazer essa função, mas ainda está sem o ritmo ideal. Essa resposta que veremos para colocar o melhor time”, destacou.

Palmeiras x Atlético

Palmeiras

Vagner; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Erik (Alecsandro)
Técnico: Cuca

Atlético
Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete; Maicosuel, Robinho e Carlos (Pratto); Fred
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 24 de julho (domingo), às 11h

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Daibert Pedrosa Moisés (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)

Tags: atlético seriea palmeiras palmeirassp