Atlético
None

ATLÉTICO

Pratto atribui escassez de gols a posicionamento e rebate críticas: "Não preciso mostrar nada"

Autor de dois tentos contra Ponte e Inter, camisa 9 conviveu com jejum no Atlético

postado em 27/09/2016 08:00 / atualizado em 26/09/2016 18:44

Bruno Cantini/Atlético

Lucas Pratto reencontrou o caminho das redes com a camisa alvinegra. Depois de passar um mês e meio sem marcar gols pelo Atlético, o argentino superou os goleiros adversários em jogos contra Ponte Preta e Internacional. Nessas duas partidas, ele voltou a exercer a função de centroavante. Ao justificar o período sem gols, o camisa 9 utilizou como argumento o posicionamento em que vinha sendo escalado por Marcelo Oliveira.

“Eu sabia que faltava fazer gol, mas estava jogando numa posição de segundo atacante, por fora, pela esquerda, direita. Agora que joguei na minha posição, tive mais possibilidades e fiz dois gols. A torcida é muito boa, tem carinho com os jogadores e vai cobrar quando estivermos mal. Estamos recuperando as boas atuações e precisamos ficar tranquilo para chegar até o fim”, destacou.

Com o gol marcado na vitória sobre o Internacional, por 3 a 1, Lucas Pratto chegou a dois tentos anotados no Campeonato Brasileiro em 12 partidas. Ele havia balançado as redes apenas no triunfo sobre o São Paulo, por 2 a 1, em 4 de agosto. Em toda a temporada, foram 13 gols marcados. Além de ter balançado as redes diante da Ponte Preta, na Copa do Brasil, Pratto fez seis gols no Campeonato Mineiro e quatro na Copa Libertadores.

Contratado pelo Atlético no início da última temporada, o atacante argentino já marcou 35 gols em 92 jogos. Ele recorre a esses números para rebater as críticas. “Já mostrei em um ano e meio e fiz quase 40 gols. Jogo a jogo, já demonstrei. Não preciso mostrar nada, o treinador sabe de minha qualidade. O Marcelo sabe da importância de fazer gols para ganhar os jogos, ser campeão”, disse.

Nesta quarta-feira, Pratto terá nova chance no time titular do Atlético. Como Fred não pode defender o time alvinegro na Copa do Brasil, uma vez que já havia disputado a competição pelo Fluminense, o argentino será o centroavante do Galo na partida contra o Juventude, nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão.

Nos dois últimos jogos pelo Campeonato Brasileiro, contra Cruzeiro e Internacional, Pratto começou no banco de reservas. O camisa 9 relatou como Marcelo Oliveira abordou com os jogadores as mudanças no ataque. “Não tivemos uma conversa direta. O Marcelo comunicou que domingo jogou Fred e agora eu vou jogar. Somos dois atacantes de área com qualidade e experiência, temos que saber que vamos brigar até o fim pelas duas competições, e o treinador decide o melhor”, afirmou.

Titular na Seleção Argentina

Pode parecer contraditório, mas Pratto se firmou na Seleção Argentina mesmo no momento em que atravessava má fase no Atlético. Depois de ser titular na vitória sobre o Uruguai, por 1 a 0, e marcar um gol no empate com a Venezuela, por 2 a 2, ele foi novamente chamado por Edgardo Bauza. O atacante do Galo está na lista de convocados para jogos contra Peru e Paraguai.

Com a convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas, Pratto desfalcará o Atlético em partida contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Diante do time paulista, o Galo também não terá Rafael Carioca, Erazo e Cazares, todos convocados para suas respectivas seleções.

A impossibilidade de defender o Atlético foi criticada por Pratto. “O problema é que não se respeita 'data Fifa'. Na Europa, não se joga nenhuma competição quando tem jogo das seleções. A CBF tem que olhar um pouco isso, respeitar a 'data Fifa', porque ninguém, sobretudo na América do Sul, quer ficar fora da seleção. Estamos passando por bom momento e com atletas convocados. O problema é o calendário, muitos jogos. Ainda tem que se implantar muitas coisas aqui”, analisou.