Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Nepomuceno avalia "nova Libertadores", prevê aumento de cotas de TV e mudança na Copa BR

Presidente do Atlético analisou reunião sobre reformulação de torneios da Conmebol

postado em 28/09/2016 19:43 / atualizado em 28/09/2016 20:11

Rodrigo Fonseca/EM/DA Press

Nessa terça-feira, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, foi à sede da Conmebol para participar de reunião sobre as reformulações da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. De volta ao Brasil, o mandatário do clube alvinegro relatou como foi o encontro e as promessas feitas por Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.

“Foi apresentado um novo modelo que gostei muito, que traz solução viável para todos os países. E que deu garantia em longo prazo para fazer investimentos com futebol. O dinheiro que o Atlético arrecada nos campeonatos, a gente investe no produto. Está na hora de as federações, como a Conmebol deu o primeiro passo, de valorizar a Libertadores, que é o sonho de todos os clubes sul-americanos”, analisou.

Na proposta apresentada, a Copa Libertadores passará a ser disputada de fevereiro a novembro. Já a Sul-Americana terá partidas entre junho e dezembro. Há a previsão de que 10 equipes eliminadas na Libertadores passem a jogar a Sul-Americana.

Outra mudança na Copa Libertadores está na quantidade de clubes. A competição passaria a ter 42 clubes, quatro a mais que o modelo atual. Assim como já havia adiantado Alejandro Dominguez, Daniel Nepomuceno ratificou que não foi discutida a possibilidade de convites a clubes. “Em nenhum momento foi falado sobre isso”, disse.

Final em jogo único

A proposta apresentada pela Conmebol ainda alteraria o formato da final, que seria disputada em um jogo em campo neutro. Essa mudança é aprovada pelo presidente do Atlético. “Eu gosto. Acho que muda um pouco a tradição, mas é uma proposta. Do jeito que foi apresentado, a Libertadores está aumentando só três datas. Está sendo aumentado o período, mas são apenas três datas. O que foi colocado é que, em 70% das finais, o time que jogou a segunda partida em casa foi campeão. É uma maneira de ser mais justo (com jogo único), e também de fomentar as novas arenas, que querem participar e contribuir. A equipe do Alejandro (presidente da Conmebol) deixou claro que seria um ano experimental o ano que vem. Foi a primeira apresentação e será discutido nesta semana”, observou.

Aumento da cota de TV

Segundo Nepomuceno, a entidade sul-americana abordou a possibilidade de os clubes receberem valores maiores pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores em 2017. "Desde que o Alejandro assumiu, ele está sendo muito transparente com os clubes, está discutindo com as televisões, para que esses recursos sejam passados para os clubes. É importante colocar que são valores distintos para cada país. Ele está preocupado em elevar o nível e deixar a Conmebol totalmente transparente", relatou.

O presidente do Atlético apontou qual aumento de arrecadação é esperado. “O campeonato ficará muito mais competitivo. A intenção é de que todos os clubes ganhem 30 ou 40% a mais”, acrescentou.

Mudanças na Copa do Brasil

Com o aumento do período de disputa da Libertadores, há a possibilidade de mudança na Copa do Brasil. Esse assunto foi abordado por Nepomuceno com dirigentes da CBF que o acompanhavam na reunião na sede da Conmebol. “A CBF gostou da proposta, sabe que é muito importante para o futebol brasileiro, mas pediu cautela, uma vez que o Campeonato Brasileiro já é longo e seria necessária uma reformulação na Copa do Brasil”, comentou o presidente do Atlético, que vê como inevitável uma alteração na competição nacional.

“A primeira pressão do Atlético é que o campeonato seja o ano inteiro, para não passarmos o que estamos passando. É evidente que tendo a Libertadores o ano inteiro e finais no fim do ano, tem de haver uma mudança na Copa do Brasil. Não tem condições de disputar Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro no fim do ano”, complementou o mandatário do clube alvinegro.

Janela de transferências

Com a Libertadores disputada até dezembro, os clubes manifestaram a preocupação em perder jogadores por transferências ao longo da competição e receberam a promessa da Conmebol de que esse ponto será analisado. “É uma preocupação. Colocamos isso. Será discutido isso. Não só a janela de transferências, mas também a contratação de clube para clube durante o campeonato, uma vez que 10 clubes que sairiam da Libertadores iriam direto para a Sul-Americana. Então você teme um campeonato misto. Com a janela como está hoje, há muitos países exportadores e importadores. Com o nível igual entre as equipes, é importante ter brecha para poder contratar”, analisou Daniel Nepomuceno.

Tags: internacionalrs gremiors palmeirassp corinthianssp saopaulosp santossp vascorj botafogorj fluminenserj flamengorj cruzeiroec conmebol libertadores atlético