Atlético
None

ATLÉTICO

Roger elogia atuação e fundamentos de Rafael Carioca com a camisa do Atlético

Volante teve rendimento contestado e voltou a elevar o nível de atuações

postado em 27/04/2017 06:30 / atualizado em 26/04/2017 23:59

Bruno Cantini/Atlético
O confronto desta quarta-feira diante do Libertad, do Paraguai, foi duro. Digno de Copa Libertadores. O Atlético precisou ter bom controle de jogo para superar o bom posicionamento tático do adversário. Com tanta qualidade ofensiva, o Galo geralmente tem em Rafael Carioca um pêndulo que equilibra as atuações da equipe. Depois de ser cobrado, o volante voltou a elevar o nível de suas apresentações e, mesmo com alguma restrição na torcida, foi elogiado por Roger Machado após a importante vitória no Independência.

Em duas oportunidades durante a partida – uma em que perdeu a bola e outra que demorou a dar sequência no lance ofensivo –, a torcida segurou a respiração em lances de Carioca. A noite no Horto era de apoio incondicional. E o jogador correspondeu, assim como todo o time. O volante deu 58 passes certos e errou 5. Chutou duas vezes para fora. Deu duas assistências para finalizações dos companheiros. Fez três faltas – recebeu um cartão amarelo – e sofreu duas.

O ponto mais fraco de Carioca ficou por conta dos desarmes – somente uma roubada de bola certa. Foi o jogo em que o volante menos acertou no fundamento – Godoy Cruz (2), Sport Boys (5) e Libertad (4). Para Roger, o desempenho do camisa 5 está cada vez melhor, mesmo que algumas funções não sejam bem desempenhadas em todos os jogos. O treinador ressaltou que é necessário ampliar a análise e destacou a importância do jogador para a equipe.

“O estilo do jogador não satisfaz todos. Para falar das atuações do Carioca, temos que ver os números do jogo e o que um jogador da função deve fazer, além de fazer comparações com outros. Aqueles que dizem que ele não rouba bola, ele é o que mais desarma, com números compatíveis ao de outros lá fora. Ele não precisa dar carrinho, porque faz com bom posicionamento, antecipação. E tem qualidade de passe que quase outro primeiro volante não tem. Ele estava sofrendo críticas, mas não entendi o porquê. Talvez por essa forma dentro do campo faça entender que ele é menos. Mas ele esteve acima das atuações nos últimos dois jogos e teve boas atuações em partidas anteriores”, avaliou.

Análise do esquema

“Jogando Rafael Carioca lado a lado, temos uma alternância de quem sai, dependendo da posição da bola, gerando superioridade para o setor. No 4-1-4-1, Carioca ficava mais no setor defensivo e o Elias com mais liberdade. Com essa alternância, ganhamos um companheiro de marcação e também descansa o Elias na alternância na frente da linha da bola. Vínhamos jogando assim no começo da temporada, com o 4-2-3-1, e agora alternamos novamente. Um é variação do outro, mas um tem linha ofensiva mais à frente. E temos de ter um trabalho de cobertura defensiva para evitar bolas nas costas. Gostei da liberdade do Robinho, que foi um jogador de fora para dentro e hoje joga de dentro para fora”, observou Roger Machado.

Tags: atlético galo carioca roger libertadores2017