Atlético
None

ATLÉTICO

Líder de ações defensivas contra Paraná, Felipe Santana ajuda Galo a quebrar série

Depois de sete jogos, time não teve a meta vazada na temporada; um dos destaques alvinegros na vitória por 2 a 0, zagueiro teve nome gritado no Horto

postado em 02/06/2017 13:45 / atualizado em 02/06/2017 16:19

Bruno Cantini/ Atlético
Felipe Santana esteve na mira de parte da torcida do Atlético ao final do jogo contra o Paraná, no Independência. Diferentemente de outros momentos, o zagueiro foi alvo de elogios. Torcedores gritaram o nome do defensor após a vitória por 2 a 0, que valeu a classificação do time às quartas de final da Copa do Brasil.

Foi o reconhecimento por uma atuação ancorada em desarmes, bloqueios de chutes e rebatidas. Os números levantados pelo Footstats mostram que Felipe Santana foi o líder de ações defensivas do Atlético contra o Paraná.

Em 19 momentos, o zagueiro surgiu para cortar ataques do adversário. Foram dois desarmes, três bloqueios de finalizações e 14 rebatidas. Para se ter uma idéia, o técnico Roger Machado considera importante um time alcançar 60 ações defensivas em uma partida como um dos instrumentos para construção da vitória. Sozinho, Felipe teve quase 1/3 contra o Paraná.

O segundo com mais intervenções na defesa foi o lateral Fábio Santos: 14 (sete desarmes, um bloqueio e seis rebatidas).

“É difícil falar sobre a minha partida. Acredito que foi uma das melhores partidas do Atlético. Nos cobramos muito para não levar gol. Até porque vínhamos, nos últimos jogos, levando gols por desatenção ou falha técnica. E isso não aconteceu. O mérito todo é do grupo todo e não só do Felipe”, destaca o Felipe Santana.

Além da classificação, o Atlético conseguiu interromper uma série que vinha incomodando treinador, atletas e torcida. Depois de sete jogos, o time não sofreu gol. Nos sete compromissos anteriores, o Galo levou 11 gols.

Sequência como titular

Titular nas últimas cinco partidas, Felipe Santana vem mostrando evolução. Nesse período foram 10 desarmes, quatro bloqueios de chutes e 40 rebatidas. Por outro lado, nesse período o sistema defensivo do Atlético foi alvo de muitas críticas.

Depois de oito temporadas na Europa, onde teve passagens pelo Borussia Dortmund (ALE), Schalke 04 (ALE), Olympiacos (GRE) e Kuban Krasnodar (RUS), o zagueiro fez uma pausa de seis meses na carreira no segundo semestre do ano passado. Na retomada no Atlético tenta passar segurança ao torcedor.

No domingo, o Atlético tem importante duelo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Uma nova atuação segura da defesa é essencial para o time arrancar um bom resultado no Allianz Parque, em São Paulo.

“Temos que enfrentá-los da melhor maneira possível, que é vencendo. É um duelo de duas equipes que almejam o topo da tabela. Se a gente quer é ambiciona isso, temos que jogar para vencer”, diz Felipe Santana.

Tags: felipe santana interiormg zagueiro copadobrasil seriea galo atlético