Santa Cruz

Justiça

Julgamento do Betim deve ser adiado e jogo de domingo está confirmado

Os últimos ingressos para a partida decisiva no Arruda estão ainda à venda

postado em 30/10/2013 08:52 / atualizado em 30/10/2013 15:09

João de Andrade Neto /Esportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Nas últimas duas semanas, o Santa Cruz viveu momentos de indefinições com relação à realização da primeira partida das quartas de final da Série C. E o clima de incerteza parecia rondar mais uma vez o Arruda com relação ao confronto de volta, domingo, contra o Betim. Tudo por conta do julgamento do time mineiro, marcado para esta quarta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que pode excluir o clube da competição. No entanto, o torcedor tricolor pode respirar aliviado e correr atrás dos últimos ingressos para a decisão. Até ontem, 35 mil bilhetes (sendo 15 mil do Todos com a Nota) já haviam sido adquiridos. De uma forma ou de outra, o jogo está confirmado.

A começar pela própria realização do julgamento, que não deve acontecer. A informação foi confirmada ao Superesportes pelo presidente do Betim, Jaider Moreira, no início da noite de ontem. Os motivos, no entanto, não foram explicados. “O julgamento está suspenso. Fomos comunicados por volta das 19h (de Brasília). Não foi explicado o motivo, mas provavelmente foi devido à complexidade do caso. Talvez eles precisem de mais tempo para analisá-lo, já que temos uma liminar obtida na Justiça comum que nos impede de sermos punidos e eliminados na Série C”, afirmou o mandatário mineiro.

No entanto, vale lembrar que o adiamento do julgamento do Betim, até o fechamento desta edição, não havia sido confirmado oficialmente pela assessoria de imprensa do STJD. Novo motivo para os tricolores voltaram a temerem pela partida de domingo? Não, de acordo com o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Procurado pela reportagem, o dirigente garantiu que a partida não corre o risco de ser cancelada. Independentemente se houver ou não julgamento e da sua decisão. “Não estamos preocupados com isso. O julgamento em si não se esgota na sua primeira instância, já que qualquer parte pode recorrer ao pleno do STJD. Assim, o jogo de domingo vai acontecer normalmente, independentemente do resultado desse julgamento”, disse o cartola.

Vale lembrar que, em caso de exclusão do Betim, existe a possibilidade de o Santa Cruz conseguir a classificação imediata para a Série B. Pelo menos esse é o entendimento de alguns especialistas em direito esportivo.

“A punição ao Betim, sendo acatada a tese de exclusão do campeonato, vai atingir a fase de quartas de final. Consequentemente, o Santa Cruz avançaria de fase”, explicou o coordenador do Núcleo de Direito Desportivo da Escola Superior de Advocacia, Fábio de Sá Filho.

Mogi sonha


O jogo de ida entre Betim e Santa Cruz já ocorreu. O Tricolor venceu por 1 a 0 e está a um empate do acesso à Série B. A partida de volta, domingo, no Arruda, está confirmada. Porém, mesmo assim, o Mogi Mirim ainda não desistiu de tentar o acesso.
No aguardo do julgamento do STJD, que pode excluir a equipe mineira da competição, os jogadores do Sapão continuam treinando normalmente visando a um possível confronto contra os corais. “Estamos confiantes que a Justiça Desportiva puna o Betim. Nesse caso, no nosso entendimento, o Mogi assumiria a vaga e enfrentaria o Santa Cruz”, afirmou o vice-presidente do clube paulista, Wilson Bonetti.