Santa Cruz

Arruda

Estreia do Santa na Série B tem reencontro com ídolos Zé Teodoro e Dênis Marques

Profissionais foram alguns dos responsáveis por tirar clube da pior fase

postado em 18/04/2014 07:58

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Sete anos longe da Série B. Um período sombrio nos porões do futebol brasileiro. Amanhã, o Santa Cruz, enfim, voltará a jogar a Segunda Divisão. O Tricolor reestreia na competição contra o ABC/RN, no Arruda. Um adversário com velhos conhecidos. Com duas peças que foram fundamentais para o soerguimento coral nos últimos anos. Está do outro lado Dênis Marques. Ainda um apego da torcida. Além dele, Zé Teodoro, técnico responsável por um bicampeonato estadual e pelo acesso da Série C à D, em 2011. Após eliminações no Pernambucano e no Nordestão, o reencontro com a dupla aflora a nostalgia nos torcedores e dá ingredientes a mais para a partida ganhar contornos simbólicos.

Zé Teodoro não conseguiu devolver o Santa Cruz à Série B em 2012. O time coral sequer passou da primeira fase da Terceirona. Depois, o comandante seguiu o seu próprio caminho. Perambulou entre Guarani, Náutico e Vila Nova. Traçou uma trajetória paralela à do Santa Cruz. Mas treinador e clube, hoje separados, chegam a um objetivo pleiteado por ambos em outrora: a Segundona.

O técnico do ABC vê o Tricolor com respeito. Lembra de um passado vitorioso. “Foi uma passagem que marcou minha carreira. Tenho um carinho especial pelo Santa e tenho amigos por lá. Consegui um acesso e tirei o time da fila no Estadual. Com muito trabalho, deixei uma base. Agora vamos nos enfrentar e sei que vou ser bem recebido por todos”, falou o treinador. Ele está certo. “Zé Teodoro receberá uma justa e merecida homenagem do Santa Cruz antes do jogo. Uma placa e uma camisa pelos serviços prestados”, adiantou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Dênis Marques
Não se sabe ainda se outro ex-tricolor vai poder fazer a sua estreia, amanhã, pelo ABC. Recentemente procurado pelo Santa, DM9 foi contratado no começo do mês pelo time potiguar e só treinou com bola nesta semana. Estava se recondicionando. Apesar de ter a confiança de Zé Teodoro, com quem trabalhou em 2012 no Arruda e o indicou para o Alvinegro, o centroavante não tem ainda a garantia se vai poder atuar por conta da sua condição física deficiente. É certo, porém, que não receberá homenagem do ex-clube. “Temos muito carinho por ele, mas não queremos gerar um mal-estar com Vica”, disse Constantino, referindo-se às arestas que o atacante mantém com o atual técnico tricolor.

Zé Teodoro no Santa Cruz (2011 e 2012)
91 jogos
48 vitórias
19 empates
24 derrotas
59% de aproveitamento
2 títulos estaduais (2011 e 2012)
1 acesso (da Série D para a C, em 2011)
1º de novembro de 2012 - chegou no Santa Cruz
17 de novembro de 2013 - saiu do Santa Cruz

Dênis Marques no Santa Cruz (2012 e 2013)
72 jogos
41 gols
0,56 média de gols por jogo
2 títulos estaduais (2012 e 2013)
1 acesso (da Série C para a B, em 2013)

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press