Santa Cruz

SANTA CRUZ

Volante Bileu treina com o Santa Cruz, mas só será utilizado após resposta da CBF

Volante está regularizado, mas dúvida no regulamento pode deixá-lo de fora

postado em 19/09/2017 17:30 / atualizado em 19/09/2017 17:45

Ricardo Fernandes
No início da noite da segunda-feira, o Santa Cruz confirmou a contratação do meia Natan para o seguimento da Série B. Contudo, faltou fazer o mesmo com o volante Bileu. Algo que não ocorreu até o momento por um imbróglio de interpretação de regulamento. Uma consulta foi feita a CBF e uma resposta é aguardada.

Apesar de ter sido regularizado, o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF não garante que o atleta esteja em totais condições de entrar em campo sem gerar uma possível punição ao clube.

Bileu defendeu Botafogo-SP e Cuiabá na temporada 2017, mas apenas atuou em competição nacional pelo clube do Mato Grosso. Pelo time paulista disputou somente o Campeonato Paulista e isso daria condição dele atuar pelo Santa Cruz. Algo que se credenciaria o atleta a atuar normalmente por só ter disputado competição nacional pelo Cuiabá.
 
O grande problema é que ele chegou a ser regularizado pelo Tombense em 2017, mas nunca entrou em campo. Assim, em teoria, o Santa Cruz seria o quarto clube do atleta. Mais uma complicação que deixou a dúvida no ar no Arruda e por isso a consulta foi feita.

Confira o que diz o regulamento:

Art. 46 - O atleta que já tenha atuado por duas (2) outras entidades de prática desportiva durante a temporada, em quaisquer das competições nacionais coordenadas pela CBF e integrante do calendário anual, não pode atuar por uma terceira entidade, mesmo que esteja regularmente registrado.

§ 1º - O atleta, durante a temporada, poderá estar registrado por, no máximo, três (3) entidades de prática desportiva.
§ 2º - Excluem-se dos limites de atuação e de registro fixados no caput e no § 1º deste artigo as copas regionais e os certames estaduais.
§ 3º - Entende-se por temporada, para os efeitos deste artigo, o período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de cada ano. 

Assim, por conta dessas dúvidas deixadas pelo regulamento, o clube preferiu esperar uma resposta da CBF para liberar o atleta para ser escalado. Apesar de Bileu ter treinado e estar regularizado, sua condição de jogo depende totalmente do que a confederação passará para o clube.