Sport

SPORT

Em dia de homenagens a Ariano Suassuna, Sport vence o Atlético-MG e segue rondando o G4

Com gols de Felipe Azevedo e Durval, Leão chegou a sexta vitória na Série A

postado em 27/07/2014 17:49 / atualizado em 27/07/2014 19:17

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Em vida, o torcedor mais ilustre do Sport costumava repetir com orgulho: “sou pé quente.”  Falecido na última quarta-feira, o escritor Ariano Suassuna se foi, mas a sorte dele ao clube do coração continua como as suas obras: firme e forte. Em tarde que começou com homenagens póstumas, o Leão venceu o Atlético-MG, por 2 a 1, na Ilha do Retiro. Resumidamente, como diria um dos persongens mais famosos do livro o Auto da Compadecida, o Galo atacou e atacou, mas no fim das contas o Sport foi lá e fez os gols. “Só sei que foi assim”, diria Chicó.

Cada atleta do Sport levou o nome de um persongem das obras de Ariano nas costas. Os gols da vitória do Leão, então, foram marcados por “Eurico” e “Severino” - ou, na verdade, Felipe Azevedo e Durval. Diego Tardelli descontou no fim do jogo de pênalti. Com a vitória, o time do técnico Eduardo Baptista chegou aos 21 pontos e se manteve na parte de cima da tabela, colado ao G4. O Sport agora volta a campo somente no próximo domingo, para enfrentar o Figueirense, em Santa Catarina.

O jogo
A proposta do Sport foi cosciente. Humilde, o técnico Eduardo Baptista armou duas linhas de quatro e cinco jogadores á frente da zaga. Neto Baiano “isolado” no ataque. Consciente das limitações técnicas diante de um adversário forte, o Leão não exitou em jogar nos contra-ataques mesmo dentro de casa. E no primeiro tempo, apesar do domínio mineiro durante quase todos os 45 minutos, a estratégia por muito pouco não deu a vitória parcial aos rubro-negros.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2014/07/27/872/20140727183713219177e.jpg', 'id_content': 2842779L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,56/2014/07/27/galeria_sport,872/fotos-sport-vence-o-atletico-mg-na-ilha-do-retiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport vence o Atl\xe9tico-MG na Ilha do Retiro', 'id_pk': 872L, 'id_conteudo': 2842779L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport vence o Atl\xe9tico-MG na Ilha do Retiro', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Com gols de Felipe Azevedo e Durval, Le\xe3o bateu o Galo pela 12\xaa rodada da S\xe9rie A', 'schema': 'foto_12711703576'}
Fechado, o sistema defensivo não dava brechas para o Galo. A bola batia e voltava. O Sport até tinha as chances nos contra-ataque, mas esbarrava nos lançamentos errados. Em um das subidas, acabou cedendo ao adversário a principal arma: o contra-ataque. Aos 25, Leandro
Donizete lança Tardelli que, de cara com Magrão, esbarrou no paredão leonino. O Leão suportou bem a pressão e nos minutos finais não balançou as redes por milagre. Em cinco minutos, o time fez tudo o que não tinha feito ainda no jogo. Pressão total. Neto Baiano, Felipe Azevedo e Zé Mário perdeu cada um a sua clara chance de gol.

Segundo tempo
Roberto Ramos/DP/D.A Press
A pressão no fim da etapa inicial deu moral para o Sport. O time sentiu que poderia ir além e adotou uma postura mais ofensiva no segundo tempo. Mais arisco, logo abriu o placar. Aos 6, Durval fez grande lançamento para Felipe Azevedo, que dominou e mandou para as redes. Aos 23, o segundo. Na raça, Durval ganhou pelo alto, na briga, cai e deitado manda de canhota para o gol. Aos 39, Tardelli sofreu pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e diminuiu o placar. Fechado, o Sport segurou o “abafa” dos mineiros e garantiu a sexta vitória na competição.
 

Ficha do jogo

SPORT 2
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa (Oswaldo - intervalo), Durval e Renê; Ronaldo (Willian - aos 32’ do 2ºT), Wendel, Zé Mário (Ailton - aos 20’ do 2ºT), Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista.

ATLÉTICO-MG 1

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel (Dátolo - aos 19’ do 2ºT), Guilherme e Diego Tardelli; Jô (Luan - aos 18’ do 2ºT).
Técnico: Levir Culpi.

Local: Ilha do Retiro, no Recife.

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP).

Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP).

Gols: Felipe Azevedo (aos 6’ do 2ºT) e Durval (aos 23’ do 2ºT); Diego Tardelli (aos 39’ do 2ºT).

Cartões amarelos: Leonardo Silva (aos 8’ do 2ºT), Victor (aos 10’ do 2ºT).