Sport

SPORT

Para se manter no topo, Sport encara desfalcado Avaí e mira primeira vitória longe de casa

Equipe rubro-negra precisa de um triunfo para manter campanha histórica

postado em 04/07/2015 15:30 / atualizado em 03/07/2015 16:47

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O Sport é o líder da Brasileirão há três rodadas consecutivas. Tem a melhor defesa, o segundo melhor ataque, é a única equipe invicta… Faz uma campanha irretocável. Não se pode dizer que é perfeita muito em razão de um ponto específico: os jogos longe de casa. Sem perder, mas também sem vencer como visitante, o Leão sai pela primeira vez nesta Série A para uma sequência de duas rodadas consecutivas fora do Recife. A primeira parada é no cada vez mais consolidado horário das 11h deste domingo, contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis – na próxima quarta-feira, o adversário será o Atlético-MG, no Mineirão.

Embora o fato de ainda não ter vencido fora de casa venha sendo tratado com absoluta naturalidade, e até certo ponto sendo minimizada pelo fato de o time vir pontuando jogo a jogo como visitante, se o Leão não vencer o Avaí fatalmente perde a liderança. Líder da Série A mais equilibrada desde a era dos pontos corridos (em 2003), o Sport tem abaixo de si três equipes com 20 pontos – dois a menos que ele. Um tropeço frente aos catarinenses pode derrubá-lo em até a sexta posição. A situação é tratada com naturalidade no clube.

“Não tem ansiedade (de vencer fora). Temos que ir lá e jogar bem. O Avaí tem um time forte, o Kleina (técnico) ajustou o time deles, mas temos que tentar ganhar. Vamos para buscar os três pontos. Se não der para ganhar é aquilo: um ponto é importante. Não podemos nunca desprezar um ponto”, disse o técnico Eduardo Baptista. Até aqui, o Leão jogou e empatou fora com o Flamengo, Santos, Fluminense e Chapecoense.

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Equilíbrio
Com apenas três pontos de diferença para o Corinthians, sexto colocado, o Leão inicia a rodada na briga com a pressão positiva de se manter no topo. O treinador tratou o fato com tranquilidade e até como motivação. “Independentemente da distância de pontos, estamos brigando entre grandes equipes, é para se valorizar. A gente sabe o que precisou fazer para chegar aqui e precisa fazer ainda mais para seguir no topo”, pontuou Eduardo Baptista.

O time
O técnico Eduardo Baptista voltou a fazer o básico no Sport. Contando com os retornos do volante Wendel e do meio-campista Diego Souza, que cumpriram suspensão na última rodada, o treinador promoverá o retorno de ambos à equipe. Embora tenha realizado uma partida destacável na vitória sobre o Internacional no meio de semana, Rodrigo Mancha e, principalmente, Régis (um dos principais nomes da partida) retornam para o banco. “É uma questão de critério. O Diego e o Wendel não saíram por estar mal. Foi por motivo de cartão e é natural que voltem”, justificou o treinador. O restante do time é o mesmo que venceu o Internacional por 3 a 0, no meio da semana.

Avaí
Há quatro rodadas sem vencer e vindo de duas derrotas consecutivas, o técnico do Avaí, Gilson Kleina, resolveu dar uma chacoalhada no time. O Leão catarinense pode ter até cinco mudanças e uma formação com três atacantes para enfrentar o Sport. Além dos suspensos Emerson e Antônio Carlos, deixam à titularidade Pablo, Juninho e André Lima. Jubal, Tinga e o veterano atacante William são as principais novidades na equipe. Sentindo dores na coxa, Anderson Lopes é dúvida para a partida. Caso não jogue, Tauã será o substituto.

Ficha do jogo

Avaí
Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Jubal e Romário; Renan, Eduardo Neto e Tinga; Anderson Lopes (Tauã), William e Rômulo. Técnico: Gilson Kleina.

Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Marlone, Diego Souza e Maikon Leite; André. Técnico: Eduardo Baptista.

Estádio: Ressacada, em Florianópolis. Horário: 11h. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA-FIFA). Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert Pedrosa Moises (RJ).