Sport

SPORT

Nervoso, Sport perde do Flamengo e vê fim de invencibilidade de 30 jogos em casa

Placar de 1 a 0 ficou barato para o Leão, que teve Samuel Xavier expulso

postado em 30/08/2015 18:40 / atualizado em 30/08/2015 20:36

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Após 30 partidas, o Sport voltou a sentir o dissabor de perder um jogo em casa. Até então dono da maior invencibilidade como mandante do planeta, o Leão caiu diante de dois adversários neste domingo, na Arena Pernambuco. Do Flamengo, melhor durante todo o jogo. E de um inexplicável nervosismo, frente um rival histórico, mas que até então não era direto neste Campeonato Brasileiro. Com isso, o Sport chega ao sétimo jogo sem vencer na Série A e com a vitória do Atlético-PR sobre o Goiás por 3 a 0, caiu para o oitavo lugar. Sua pior posição nesta edição.

Desde 1987, Sport e Flamengo possuem a maior rivalidade entre clubes fora dos seus estados e regiões. Rivalidade essa alimentada a cada nova polêmica. A última ocorrida no jogo entre os dois no Maracanã, no primeiro turno, com os pernambucanos reclamando de falta de “fair play” por parte dos cariocas no lance que originou o empate por 2 a 2. Por tudo isso, mesmo com os times fazendo campanhas distintas no Brasileiro, a Arena Pernambuco viveu um dia de panela de pressão. Pior para o Leão, que “pilhado” na emoção da torcida e excessivamente nervoso, foi dominado pelo rival durante a maior parte do jogo.

O gol do Flamengo, logo aos quatro minutos do primeiro tempo contribuiu ainda mais por isso. E fruto de uma falha recorrente da defesa do Sport: as bolas áreas. Após Pará receber com liberdade, Everton subiu também livre na pequena área leonina e estufou as redes de Danilo Fernandes.

Outro exemplo do estado de nervos de time e torcida do Sport aconteceu aos 12 minutos. Após o Flamengo colocar uma bola para fora de propósito para atendimento médico de um jogador, os torcedores do Sport, lembrando o jogo do Maracanã, pediram para o time não devolve-la aos cariocas, o que só foi feito após os donos da casa hesitarem por um momento.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Nas poucas vezes em que colocou os nervos no lugar, o Sport conseguiu criar. Mesmo com os homens de criação do time (Marlone, Diego Souza e Maikon Leite) apagados. E o empate só não veio graças a uma linda defesa de Paulo Victor em chute de Wendel e do travessão, em cabeçada de Matheus Ferraz. Porém, o nervosismo voltou a atrapalhar.

Aos 23 minutos, Samuel Xavier foi expulso após levantar a sola do pé na altura do joelho de Alan Patrick no meio de campo. Em lance completamente desnecessário. Com um a menos, o Flamengo voltou a dominar a partida. E só não ampliou porque Renê chegou antes de Kayke salvado um gol certo dos cariocas, após rebote de Danilo Fernandes.

Segundo tempo

No retorno para a etapa final, o técnico Eduardo Baptista queimou as suas últimas duas substituições, com André na vaga do Brocador e Élber substituindo Diego Souza, que por reclamação havia sido advertido com cartão amarelo. As mudanças não deram certo e o Sport passou a ter, além do emocional abalado, um deserto de criatividade no meio. Melhor para o Flamengo, que por pouco não amplia logo aos três minutos, com Kayke.

O único lance digno de registro do Sport no segundo tempo só veio aos 13 minutos. Em mais um exemplo de desequilíbrio de time e torcida, que xingou bastante o lateral Renê após colocar a bola de propósito para fora para atendimento do atacante Everton, do Flamengo.  Em campo, o jogador pedia mais vaias. E era atendido. Mas também seguia salvando o Leão, após travar chute de Alan Patrick, após erro de Rithely na saída de bola.

A essa altura, com o Sport totalmente entregue e com jogo completamente a seu favor, o Flamengo seguia criando como queria e perdendo gols incríveis, como o de Alan Patrick, livre e de frente para a meta, aos 40 minutos. E com Danilo Fernandes fazendo seu milagre habitual aos 39 em novo lance com Alan Patrick. Ficou barato.

Ficha de jogo

Sport 0

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Marlone (Ferrugem), Diego Souza (Élber) e Maikon Leite; Hernane (André). Técnico: Eduardo Baptista.

Flamengo 1

Paulo Victor; Pará, César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Alan Patrick, Everton (Luiz Antônio); Emerson Sheik (Paulinho) e Kayke (Marcelo Cirino). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa -SP) e Carlos Berkenbrock (SC). Gol: Everton (4 min do 1º). Cartões amarelos: Diego Souza (S), Canteros, Kayke, Pará, Emerson Sheik, César Martins (F). Expulsão: Samuel Xavier (S).Público: 34.939. Renda: R$ 1.149.020.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/08/30/1282/20150830175256131507a.jpg', 'id_content': 3170561L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,56/2015/08/30/galeria_sport,1282/fotos-sport-0-x-1-flamengo.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport 0 x 1 Flamengo', 'id_pk': 1282L, 'id_conteudo': 3170561L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport 0 x 1 Flamengo', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Le\xe3o perde para o Flamengo na Arena Pernambuco', 'schema': 'foto_12711703576'}