Sport

SAÚDE

Ex-atacante Leonardo não reage ao corte de sedativos e segue internado em situação grave

Chefe da UTI do HR, onde o ídolo do Sport está internado com neurocisticercose, conta que a expectativa era que ele já tivesse acordado do coma

postado em 12/02/2016 11:44 / atualizado em 12/02/2016 14:38

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Heitor Cunha/DP
O quadro de neuricisticercose do ex-atacante Leonardo, ocasionado pela ingestão de carne de porco não devidamente tratada, ainda segue grave mais de uma semana após sua internação no Hospital da Restauração. Mesmo com a suspensão dos sedativos que o mantinham inconsciente, o ex-atleta do Sport continua sem responder ao tratamento e apresentou uma evolução negativa. De acordo com a chefe da UTI do HR, Fátima Buarque, a expectativa era de que ele reagisse após o corte da medicação. Até a manhã desta sexta-feira, porém, nada aconteceu.

"Ontem à noite suspendemos a sedação, como manda o protocolo, para ver como ele respondia, pois estava evoluindo negativamente. A intenção era tirar o tubo de respiração o mais breve possível. Porém, ele não mais respondeu e ainda está em coma avançado, mesmo sem sedação", explicou a médica Fátima Buarque, que confirmou a doença do ex-jogador. "Ele chegou com um quadro de convulsão causado pela neurocisticercose, uma doença provocada por ingestão de carne de porco não devidamente cozinhada ou assada."

Agora, Leonardo será avaliado a cada 12 horas pela equipe médica da Restauração, que auferirá seus sinais vitais para intervir em caso de necessidade. Até o momento, porém, não há necessidade de cirurgia. "Fizemos uma tomografia do crânio para ver se era necessária a cirurgia e avaliamos que não era. Mas ele ainda depende da tubulação para respirar e está fazendo uso de antibióticos", completou a médica, que disse não ter conseguido entrar em contato com a sua família para ter maior conhecimento do seu histórico clínico. Sabe-se que seu quadro convulsivo é anterior à internação pela neurocistocercose.

De acordo com Fátima Buarque, todas as providências estão sendo tomadas pela equipe médica e neurológica da Restauração. O momento é de esperar que Leonardo acorde. "A situação é grave, muito delicada e não posso afirmar se vai ter evolução porque não sei qual será a resposta ao tratamento. Ele já deveria ter acordado", lamenta.

Sport tem dado apoio
A chefe da UTI do HR ainda confirmou que o Sport, por meio de seus médicos, tem dado suporte ao ex-atacante. "Eles estão sempre à disposição, e vai ficar a critério da família e do Sport a decisão de transferí-lo ou não do HR", finalizou.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/02/10/1466/20160210104456537094a.jpg', 'id_content': 3247666L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,56/2016/02/10/galeria_sport,1466/momentos-do-ex-atacante-leonardo-no-futebol-pernambucano.shtml', 'titulo_destaque': 'Momentos do ex-atacante Leonardo no futebol pernambucano', 'id_pk': 1466L, 'id_conteudo': 3247666L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Momentos do ex-atacante Leonardo no futebol pernambucano', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Jogador chegou ao Sport no in\xedcio d\xe9cada de 1990. Fez hist\xf3ria no Le\xe3o, com muitos gols e t\xedtulos. Tamb\xe9m defendeu Santa Cruz, Central e Sete de Setembro. Ex-atacante est\xe1 internado em estado grave no Hospital da Restaura\xe7\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}