Mais Esportes

MARATONA

Após dez anos do "quase ouro" em Atenas, como anda a vida de Vanderlei Cordeiro de Lima

Corredor deixou de correr profissionalmente, mas agenda segue cheia de compromissos

postado em 02/09/2014 15:05 / atualizado em 02/09/2014 15:18

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Washington Alves/COB

Eram quase 160 metros de vantagem para o segundo colocado. Na passagem pelo quilômetro 36,5km da maratona da Olimpíada de Atenas, em 29 de agosto de 2004, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima nem aparecia no campo de visão dos dois adversários mais próximos. Conseguir a inédita medalha de ouro para o país era uma questão de tempo. Tempo esse que foi interrompido pelo desvario do ex-padre irlandês Cornelius Horan. O ouro foi parar no pescoço do italiano Stefano Boldini, mas a honra foi toda de Vanderlei, que na última sexta-feira brindou os dez anos da conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Grécia.

As lembranças daquele dia são muitas e na maioria felizes. “Só lembro de querer concluir o percurso. Queria a minha medalha. Inesquecível o que o atletismo me proporcionou”, conta o ex-atleta em entrevista a repórter Ana Paula Santos, do Superesportes, que sempre que a agenda permite corre entre 8km e 10km. “Só para não desaprender”, diverte-se.

Ao longo desses dez anos, Vanderlei só não nutre nenhuma vontade de ficar frente a frente com o (ir)responsável pelo desatino que lhe tirou o ouro. “Não tenho a menor curiosidade de conhecê-lo. Não guardo mágoa nem rancor, mas não existe essa possibilidade. Acho que nem deveriam dar muito espaço para a atitude daquele maluco. A festa é para celebrar o que fiz na pista”, comentou.

JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/
Hoje com 45 anos, Vanderlei não tem tanta pressa, mas a sua vida continua em ritmo acelerado. “Se alguém quiser se esconder de mim é só ir na minha casa (risos!). São tantos os compromissos que fica difícil parar em Maringá. Pensei que quando me aposentasse, ficaria tudo mais tranquilo.Ilusão. Minha vida sempre foi assim. Quando minha filha caçula nasceu só fui conhecê-la cinco dias depois. Estava no mundo, competindo”, relembra o medalhista, marido de Cleonice e pai da psicóloga Any Caroline, 23, e da estudante de arquitetura Thayná, 20.

“As duas até se envolveram com esportes na época do colégio, mas depois só passaram a correr de mim (risos!). Botei as duas para estudar”, orgulha-se o filho da pernambucana, de Afogados da Ingazeira, Aurora Maria da Conceição de Lima. “Minha mãe veio morar perto de mim. Na verdade, a maior distância para meus irmãos é de 150 metros, fácil de fazer essa distância. Só tenho uma irmã que está meio desgarrada, em Rondônia”, brincou. “Tenho sangue nordestino. Meu pai, José Cordeiro, era paraibano. É por isso que sou persistente e nunca desisti dos meus sonhos”, acrescentou.

HOMENAGENS
E as homenagens vieram de vários segmentos. Após sua aposentadoria – ocorrida na São Silvestre de 2008, o maratonista tornou-se padrinho da equipe paulista BM&F/Bovespa, que celebrou a data, presenteando o atleta.  Neste mesmo dia em que foi à sede da BM&F, ele pegou a estrada com seu técnico e parceiro Ricardo D'Angelo com destino a Campinas/SP, onde também recebeu felicitações e premiou as crianças que fazem parte do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (fundado em 2007), que também possui núcleo na cidade paranaense de Campo Mourão. O ex-maratonista ainda faz parte do seleto grupo de Heróis do Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), além de atender compromissos com outros patrocinadores.

Principais títulos

Vice-Campeão Meia Maratona de Berlim, 1994
Campeão Maratona de Reims-França, 1994
Campeão Sul-Americano de Cross Country, Cali-Colômbia, 1995
Campeão Maratona de Tóquio, 1996
Prata Mundial de Revezamento em Maratona, Copenhagen, 1996
Vice-Campeão Maratona de Dong-A, Córeia do Sul, 1997
Vice-Campeão Maratona de Tóquio, 1998
Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, 1999
Vice-Campeão Maratona de Beppu-Oita, 2001
Campeão Maratona de São Paulo, 2002
Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, 2003
Campeão Maratona de Hamburgo, 2004
Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, 2004