Mais Esportes

HANDEBOL

Grande esperança do Brasil diante da Croácia, Zé Guilherme não se intimida com decisão

Armador da seleção se destaca, também, pelo discurso de jogador experiente

postado em 24/01/2015 19:41

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Ana Paula Santos

Enviada Especial

Ana Paula Santos/DP/D.A. Press
DOHA - Quem escuta as declarações do armador direito Zé Guilherme desconfia de que ele realmente esteja participando do primeiro Campeonato Mundial adulto de handebol. Sua postura firme e palavras sem meio termos elevam este garoto de apenas 21 anos ao posto de grande esperança brasileira para o confronto decisivo, neste domingo, às 15h (horário de Recife), diante da Croácia.

Zé não se intimida com a excelente estatura do time croata. Nem tão pouco com a velocidade dos ponteiros. Zé é mais Brasil. Sempre. Com ele não tem essa de discurso derrotista e de temor ao adversário. Respeito demais pode se tornar medo. E isso, este paulista não tem. Entra em quadra e enche a mão na hora do arremesso.

Antes de entrar nas partidas, porém, ele costuma recorrer a um chaveiro, que veio em sua mochila e o acompanha desde o Mundial juvenil, na Hungria, em 2013. A palavra disciplina está escrita de um lado. No outro, aproveitar o momento. E é isto que o camisa 10 do Brasil quer neste domingo. "Trago comigo este chaveiro depois da ótima experiência que tive através de um trabalho do psicólogo com a seleção juvenil. Gosto de mentalizar essas palavras quando ainda estou no vestiário. Olho para elas e gosto do que penso logo na sequencia", explica Zé, jogador do time espanhol BM Granollers.

Sobre a partida que decidirá o futuro do Brasil na competição, Zé Guilherme diz que a atenção precisa ser redobrada. Mas que há homens dos dois lados da quadra. "Não sou o tipo que baixo a cabeça para o adversários. Se eles tem altura, nós temos força. Somos tão homens quanto eles. Não gosto de ficar enaltecendo o poder dos outros. Quero ver é minha equipe entrando em quadra com fome de vencer. Entrar e mostrar que somos capazes", acrescentou.

Para Zé, este é o momento de fazer valer o que diz a frase do seu chaveiro. "Não há porque adiar o momento. Nosso momento vai ser agora e contra a Croácia. A gente precisa extravasar, entrar feliz em quadra. E sair mais feliz dela", pontuou o jogador.