Mais Esportes

MUNDIAL DE HANDEBOL

Com ex-adversários do Brasil, Mundial de Handebol decide finalistas nesta sexta-feira

Espanha e Catar, que estavam no grupo dos brasileiros, podem se cruzar na final

postado em 30/01/2015 10:00 / atualizado em 30/01/2015 00:01

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Wander Roberto/inovafoto
Quatro seleções inciam hoje a briga pelo título do Campeonato Mundial de handebol masculino, que termina neste domingo, em Doha, no Catar. A luxuosa Arena de Lusail vai ser palco das partidas semifinais. No primeiro jogo da noite, Catar e Polônia, abrem a rodada. Na sequência, Espanha e França, jogo com cara de final antecipada. Além de buscarem o mais importante troféu da temporada 2015, as seleções semifinalistas estão de olho na vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. O campeão da 24ª edição do Mundial vai garantir a vaga olímpica.

Na primeira partida do dia, os donos da casa - com sua legião de naturalizados - vão ter o apoio maciço de sua torcida, igualmente 'genuína' como os jogadores, irão fazer novamente um jogo difícil, desta vez, diante da Polônia. O Catar é o único time não-europeu a chegar à semifinal.

Deu um salto imenso na qualidade técnica, pois na edição passada da competição, na Espanha, terminou na 20 posição. Naturalizou boa parte do seu elenco e conta com a experiência do treinador espanhol Valero Rivera (este não precisou se naturalizar, apenas cumpre contrato com a seleção). Tem nas mãos do cubano Rafael Capote a esperança de gols que os leve a um desfecho feliz neste Mundial, disputado em Doha pela primeira vez.

No outro jogo da noite, a França - atual campeã olímpica e europeia - vai em busca da tríplice coroa. A missão não será das mais fáceis, já que tem pela frente a atual campeã do mundo.

Enquanto o Mundial segue para o final, a seleção do Brasil tinha previsão de desembarque ontem, em São Paulo.Os atletas que atuam na Liga Europeia já haviam retornado aos seus clubes e já estão em treinamento para a temporada que vai iniciar.