Mais Esportes

SALTO COM VARA

Hora de Fabiana Murer ganhar o mundo

A saltadora irá disputar competições em três continentes - América, Europa e Ásia

postado em 19/05/2015 17:04 / atualizado em 19/05/2015 17:24

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Agencia Luz/BM&FBOVESPA
Depois de estrear na temporada ao ar livre com uma vitória consistente no Troféu Brasil, no último domingo, a saltadora do Clube de Atletismo BM&F BOVESPA Fabiana Murer viaja nesta quinta-feira para dar início a um longo período competitivo no exterior. A campeã mundial do salto com vara fará uma "volta ao mundo", participando de torneios em três continentes - América, Europa e Ásia -, de maio a setembro.

A atual campeã da Diamond League diz que o objetivo, este ano, não é voltar a vencer o principal circuito de provas da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) - também levou o título em 2010. Participar das etapas do circuito será importante para que a saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA enfrente suas principais adversárias e se prepare para os dois campeonatos mais importantes da temporada: os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho, e o Mundial de Pequim (CHN), em agosto.

"Vou dar uma volta ao mundo", brinca Fabiana, sobre a série de torneios que disputará. "Foi uma temporada bem pensada. São competições em continentes diferentes, então eu preciso chegar antes, dar uma descansada e fazer os campings. Escolhemos competições que são importantes para ir acertando o salto e entrar no ritmo de competição para chegar bem preparada nos principais objetivos do ano."

Fabiana e o técnico Elson Miranda terão a cidade de Malmo, na Suécia, como base de treinamentos. Serão quatro provas até um breve retorno para o Brasil em junho. "Volto depois de Nova York (etapa da Diamond League) e fico só uns dez dias no Brasil para matar a saudade de casa e da minha cama", diz, bem-humorada. "Depois viajo de novo no dia 1º de julho, participo da Diamond League em Paris e fico direto no exterior até setembro."

A saltadora está animada com a marca que fez no Troféu Brasil, 4,65 m. Afirmou que foi um de seus melhores inícios de temporada. Fabiana ainda tentou a marca de 4,75 m, que lhe daria a liderança do ranking mundial, atualmente ocupado pela grega Nikoléta Kyriakopoúlou, com 4,73 m. Falhou nas três tentativas, mas passou perto, especialmente no último salto.

Nas disputas em pista coberta, no início do ano, Fabiana melhorou o recorde sul-americano, que já era dela, ao saltar 4,83 m. "Eu me sinto agora mais preparada do que na temporada em pista coberta. Acho que tem bastante coisa ainda para ir acertando durante as próximas competições, mas vai dar para saltar alto esse ano."

Calendário de competições de Fabiana Murer:

24/5 - Drink FBK-Games - World Challenge Meeting - Hengelo (HOL)
30/5 - Golden Roof Challenge - 2015 Golden Fly Series - Innsbruck (AUT)
7/6 - Sainsbury's Birmingham Grand Prix - Diamond League - Birmingham (ING)
13/6 - New York City - Diamond League - Nova York (EUA)
7/7 - Meeting Areva - Diamond League - Paris, Saint-Denis (FRA)
10 a 26/7 - Jogos Pan-Americanos - Toronto (CAN)
30/7 - DN Galan - Diamond League - Estocolmo (SUE)
22 a 30/8 - 15º Campeonato Mundial de Atletismo - Pequim (CHN)
3/9 - Weltklasse Zurique - Diamond League - Zurique (SUI)
8/9 - IAAF World Challenge - Zagreb (CRO)