Mais Esportes

ESCOLARES

Delegação pernambucana embarca nesta terça-feira para os Jogos Escolares da Juventude

Atletas de 12 a 14 anos do estado viajam para competir em Fortaleza

COB/Divulgação
A delegação pernambucana embarca nesta terça-feira, às 21h, para Fortaleza, no Ceará, para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão de 3 a 12 de setembro. Na capital cearense, atleta entre 12 e 14 anos vão competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os números dos Jogos Escolares são impressionantes. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.

Além disso, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Fortaleza são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).