Mais Esportes

ESCOLARES

Atletas das modalidades individuais de Pernambuco chegam em Fortaleza para os Jebs

Nesta quinta-feira, seguirão mais dois ônibus da delegação estadual

postado em 02/09/2015 11:48 / atualizado em 02/09/2015 12:48

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Paulo Matos/Divulgação
O primeiro ônibus com parte da delegação de Pernambuco,que vai disputar os Jogos Brasileiros da Juventude (categoria Infantil - 12 a 4 anos ) chegou nesta manhã à Fortaleza/CE.

O grupo, formado por atletas que vão disputar modalidades individuais, já aproveita as primeiras horas na capital cearense e aguarda o credenciamento, que está sendo feito no centro de convenções. O local vai servir também para abrigar o refeitório e espaço de convivência para todas as delegações.

Na programação dos coordenadores pernambucanos Fernando Galvão e Maria José da Silva (Zita), o dia de hoje será de descanso, podendo alguns treinadores optarem por realizar treinamento. E vai ser justamente isso que fará Paulo Matos, técnico do tênis de mesa. À tarde, o experiente treinador do Colégio Equipe já programou um treino.

Já na noite da quinta-feira, ocorrerá a cerimônia de abertura. Sexta, tem início efetivamente as disputas dos Escolares. A nadadora Joanna Maranhão será uma das embaixadores do evento. Na edição passada dos Jogos, em João Pessoa/PB, a pernambucana também esteve presente, conversando com o futuro do esporte nacional.

Paulo Matos/Divulgação
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com os Jogos Escolares da Juventude. A cada edição avançamos e estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens neste processo de inclusão", afirmou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e gerente geral dos Jogos Escolares.

“Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação da base que já está revelando representantes para as delegações multiesportivas organizadas pelo COB”, completou Edgar.

Números dos Jebs em Fortaleza
3.800
atletas participam do evento
12 e 14
são as idades deles
13
modalidades estarão em jogo (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei)