Mais Esportes

PENTATLO

Yane Marques volta para o Recife e já tem treinamento agendado para Bordeaux, na França

Yane terminou o Mundial Militar na quarta colocação

postado em 09/10/2015 11:21 / atualizado em 09/10/2015 18:29

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

CBPM/Divulgacao
Até a prova do hipismo, Yane Marques vinha fazendo uma prova impecável na 6ª edição dos Jogos Mundiais militares, que está acontecendo na cidade de Mungyeong, Coreia do Sul. A pernambucana chegou para a disputa do evento combinado - tiro e corrida - na segunda posição geral. Mas aí veio a corrida e com ela um desfecho que não agradou muito a atleta sertaneja, natural de Afogados da Ingazeira.

 

"Se tivesse corrida melhor, dava para conseguir uma medalha", lamentou Yane, que ao final da prova terminou ficando na quarta colocação. Por muito pouco, não repetiu o feito do Mundial passado (Rio de Janeiro, em 2011), quando terminou com a medalha de prata. Larissa Lellys, a outra representante de Pernambuco no Mundial, ficou na 15ª posição.

Nesta segunda-feira, Yane retorna para casa, onde passa duas semanas de férias. Depois disso, volta a treinar e no mês que vem já embarca para Bordeaux, no sudoeste de França, para temporada de treino, com ênfase na esgrima. Lá, será orientada pelo experiente técnico francês Sebastien dos Santos.

A prova
A grande final do pentatlo moderno reuniu 26 pentatletas, representando de 13 países. A esgrima abriu as disputas. Nesta prova, Yane Marques, de 32 anos, teve o 4º melhor desempenho depois de vencer 16 jogos. Larissa foi a 19ª na prova, ganhando 10 duelos.

 

Na natação, Yane cravou o 2º melhor tempo (2min13s91) nos 200m livre. Já Larissa, alacançou o 9º, com o tempo de 2min19s17 (283). Com isso, Yane foi para a 2ª colocação geral e Larissa a 16ª.

No hipismo, Yane conseguiu a 3ª melhor apresentação dentre todas as competidoras, enquanto Lari fechou o percurso na a 12ª. Foi no evento combinado que, principalmente, Yane viu suas chanaces de conquistar medalha irem se distanciando. Mesmo tento entrado na prova como a segunda colocada na classificação geral - atrás apenas da ucraniana Anastasiya Spas - ela foi perdendo posição. Larissa também terminou sendo ultrapassada.

Por fim, o pódio foi encabeçado pela polonesa Oktawia Nowacka, que terminou em 7º há quatro anos. A prata ficou com a russa Ekaterina Khuraskina. Ela não compareceu ao Mundial do Rio de Janeiro, em 2011. O bronze foi para a chinesa Wei Wang, sexta colocada na capital fluminense.