Mais Esportes

JUDÔ

Jéssica Pereira vem de família de judocas e defende o Brasil no Desafio contra o Canadá

Atleta treina no projeto Reação, do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto

postado em 26/04/2016 14:45 / atualizado em 26/04/2016 14:40

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Mayara Ananias/CBJ/Divulgacao
Coincidentemente a carioca Jéssica Pereira tem a mesma idade do pernambucano Gabriel Pinheiro. Também cursa direito na capital fluminense. Os primeiros passos no judô foram dados igualmente aos sete anos. O que os diferem é a forma como ela se encontrou com a modalidade. Gabriel é filho único. Jéssica tem outros quatro irmãos. E todos são judocas.

“Minha mãe até tentou colocar eu e minha irmã na natação, em um projeto lá perto de casa, mas não tinha vaga. Então, fomos ver meus irmãos treinarem judô no Vasco. Teve um dia que o técnico perguntou se a gente queria lutar. Daí, não paramos mais. Meus nunca imaginaram ter cinco filhos judocas”, diverte-se a atleta, que ficou com a prata na categoria -52kg do evento-teste, realizado no começo do mês no Rio de Janeiro.

Jéssica, Carolina, de 18 anos (equipe de base), e Igor, de 23 (equipe sênior), integram a seleção brasileira. Os dois mais velhos, Osvaldo e Anderson, transformaram um sonho em realidade. Hoje tocam o projeto Pereira Team, onde crianças da Ilha do Governador têm acesso à aulas de judô sem custo algum. “É nosso dever tirar as crianças das ruas. Tem muita violência”, explica Jéssica, que treina no Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto.