Mais Esportes

ATLETISMO

Montanha e outros pernambucanos buscam índice olímpico no Ibero-Americano do atletismo

Competição vai servir de evento-teste no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro

postado em 29/04/2016 13:13 / atualizado em 29/04/2016 13:21

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Arquivo Pessoal
O tempo está se esgotando para a obtenção de índice olímpico e qualquer competição ganha contornos de "decisão". Por isso, o pernambucano Wagner Domingos se isolou na Eslovênia para mais uma camping da prova do lançamento do martelo. O atleta, no entanto, está voltando ao Brasil. Entre os dias 14 e 16 do próximo mês, o Montanha - como é conhecido - será um dos 94 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para a disputa do Campeonato Ibero-Americano.

A competição será no estádio Engennhão, no Rio de Janeiro, mesmo local onde acontecerão os Jogos Olímpicos. O Ibero vai funcionar como evento-teste para a Olimpíada. Outros pernambucanos também estarão em ação. Keila Costa fará os saltos triplos e distância. Já Tânia Ferreira, apenas o triplo. Erica Rocha e Cisiane Dutra irão competir nos 20km da marcha atlética, enquanto Alessandra Santos fará os 400m c/ barreiras.

A CBAt chamou 94 atletas no total - 88 para a Seleção "A" (44 homens e 44 mulheres) e oito para a "B" (quatro no masculino e quatro no feminino). Dois atletas - Hederson Estefani e Vitória Cristina Rosa - estão nas duas equipes. O Brasil "B" reúne apenas atletas com índice olímpico, mas sem qualificação para integrar a equipe "A" neste momento.

"Foi uma maneira que encontramos para dar oportunidade a todos os atletas de competir. Tanto os mais bem colocados no Ranking Brasileiro como os que já estão qualificados para a Olimpíada", comentou Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt. "Os atletas qualificados para os Jogos estão mais empenhados na preparação do que em marcas nesta fase", concluiu.

De qualquer forma, os atletas das duas Seleções entram em condições iguais na competição e poderão brigar por medalhas.

O Ibero-Americano tem representantes de 25 países inscritos, sendo 18 da área específica (nações das Américas, Europa e África de fala portuguesa e espanhola) e sete de outras áreas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Esta é a primeira vez que o Campeonato Ibero-Americano, que teve a edição inaugural realizada em Barcelona, na Espanha, em 1983, é aberto a participação de outros países. A decisão foi justamente por ser evento-teste para a Olimpíada.

Os países com atletas inscritos: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estado Unidos, Bulgária, França, Luxemburgo e Omã.

A última edição do Ibero-Americano foi realizada em 2014, no Ibirapuera, em São Paulo, e registrou a oitava vitória do Brasil em 16 competições.