Mais Esportes

OLIMPÍADA

Primeiros atletas brasileiros entram na vila olímpica neste domingo

A goleira Bárbara Micheline será a primeira pernambucana a entrar nas instalações olímpicas

postado em 22/07/2016 17:01 / atualizado em 22/07/2016 17:00

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Ricardo Stuckert/CBF
A mudança de endereço para alguns atletas do Time Brasil começa neste domingo. É a partir desta data que elas passam a "morar" na Vila Olímpica dos Jogos do Rio 2016. E logo no dia de abertura, nove modalidades (canoagem slalom, ciclismo pista, futebol feminino, ginástica artística masculina, levantamento de peso, hóquei sobre grama, saltos ornamentais, tiro com arco e tiro esportivo) inauguram a presença verde e amarela na local. A delegação brasileira será representada por 465 atletas nos Jogos Olímpicos.

O Time Brasil ocupará os 18 andares do prédio 30 da Vila Olímpica, em um total de 72 apartamentos de 213m², com quatro quartos duplos e um individual, todos com suíte.

No prédio do Time Brasil, o COB montou uma área de convivência dos atletas localizada no mezanino do prédio, equipada com televisores, videogames e jogos, entre outros, além de oferecer 60 bicicletas para que os membros da delegação possam circular dentro da Vila Olímpica. O prédio tem ainda espaço para as áreas médica, administrativa e de performance esportiva do Time Brasil.

O COB conta também com locais próprios de hospedagem para algumas modalidades. É o caso da Escola de Educação Física do Exército, na Urca (vôlei de praia e vela), e do Hotel Sesc, em Copacabana (triatlo, maratona aquática, ciclismo estrada, canoagem velocidade e remo). Todos os atletas que ficarem hospedados nestes locais também terão a experiência de passar uns dias na Vila Olímpica após o término de suas competições.

Entre os 465 atletas, 209 são mulheres e 256 homens. O recorde anterior foi alcançado em Pequim 2008, quando o Brasil competiu com 277 atletas (132 mulheres e 145 homens).

No total a delegação brasileira terá 806 integrantes, entre atletas e oficiais (técnicos, preparadores, médicos, fisioterapeutas, etc). Além dos credenciados, cerca de 200 outros profissionais atenderão os atletas brasileiros nas bases exclusivas do Time Brasil.

O Brasil fará sua estreia em cinco modalidades nos Jogos Olímpicos Rio 2016: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rugby. Além disso, o Time Brasil também disputará pela primeira vez as seguintes competições: canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e saltos ornamentais sincronizado.